Pular para o conteúdo principal

Catende: Saudade da festa junina - por Luciano Correia

 Nessa época a cidade toda em festa, amigos e família se preparando para receber suas ilustres visitas. Sem falar no comércio que já estava de vento em popa. Já dar pra sentir o quanto era um sucesso, o nosso período junino em Catende PE. Como dizia o saudoso Luiz Gonzaga: Ai que saudades que eu sinto Das noites de São João Das noites tão brasileiras nas fogueiras Sob o luar do sertão. ( Sob o luar de Catende)

 Saudades das fogueiras, palhoças e ruas enfeitadas de bandeiras e balões, onde disputavam qual rua era a mais bonita, nada podia traduzir melhor esse sentimento junino. Ao contrário de hoje, tudo que foi citado está na lembrança dos saudosos que testemunharam tais sentimentos. A expectativa de tudo se repetir em 2020, 2021... foi interrompida pela PANDEMIA da covid 19, que parece se materializar, assim o vazio expresso na sociedade torna uma mudança radical no convívio social, onde entre outras (mudanças) Chapéu de palha, blusa de xadrez, foram substituídas pôr máscara facial e álcool em gel. 




Prof. Luciano Correia

Comentários

  1. Amigo, sem comentário. Vc sabe expressar a realidade de uma cidade que tinha vida e levava alegria para aqueles que sentiam o verdadeiro luar do Sertão. Hoje porém só vivemos, saudade das fogueiras e das saudosas noites de São João. Aí que saudade que eu sinto. Abc meu irmão e amigo.

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom, era assim mesmo, ruas enfeitadas, muitas fogueiras e palhoças. Catende era uma cidade que vibrava no são João, hoje nos resta saudade.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto que retrata a importância econômica e social das festas juninas.Agora so nos resta saudades.um abraço meu amigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...