Pular para o conteúdo principal

Vencer: tradição do esporte em Catende - por Luciano Correia

 A pesquisa do livro a ser lançado por Wilmar Carvalho e Dilermando Fonseca (Maninho), e que tem o título de “Catende, terra de Craques”, revela que vencer é a tração dos esportes em Catende. Tudo começou por volta de 1941 com a fundação do Leão XIII.


O “professor” Jaime Albuquerque formou uma verdadeira “Escola de Futebol” selecionando valores da Região e até de outros Estados. O Leão XIII aos poucos foi impondo e passou a ser uma das equipes poderosas do Estado de Pernambuco. Além de conquistar diversos torneios de futebol. O campeonato das usinas que, na época, a mais importante que a copa do Interior, registrou resultados inesquecíveis como vitórias sobre o Spot Club do Recife (3x1), sobre o Olaria do Rio (4x3).


O futebol puramente amador sempre foi destaque em Catende, nos registros do livro, despontam as vitórias da Seleção de Amadores, treinado por Nelson José; as campanhas do Catende Atlético de Sebastião Sá Barreto (Nino) e do Leãozinho de Abelardo Godoy. No entanto, no futebol amador, a maior sensação foi a equipe do Independente Sporting que manteve um quadro infanto-juvenil invicto durante três anos e depois sagrou-se o 1º Campeão Amador de Catende. Independente Sporting, transformou-se numa autêntica “Escolinha de Futebol” revelando novos craques como Odacyr (Santa Cruz e Central), e outros como Tana, Antônio Luiz, Gilvan, Deguinha, Josias, Milson, Dirceu Miranda, Silva, Opí, Fernando, Mário, Petrúcio e Joãozinho, “Teobaldo” (o mais famoso goleiro do Leão XIII, brilhou no Santa Cruz e Náutico, chegando a ser titular da Seleção de Pernambuco). O fundador e treinador do Independente era Esdra Bispo, depois um jornalista que nos esportes acompanhou até a Seleção Brasil á Copa do Mundo (Inglaterra) e que agora está ligado à vida empresarial.


Esta é uma síntese da história dos esportes em Catende, que hoje volta a brilhar no cenário de Pernambuco, que seja nas quadras esportivas o nos campos futebolísticos.



Artigo do professor e historiador Luciano Correia

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem