Pular para o conteúdo principal

“Viver é mudar” marca 30 anos de episcopado de Dom Dino Marchió

 São trinta anos de vida episcopal que perpassaram da Segunda Guerra Mundial até os dias atuais, sempre a serviço da Igreja, e um desejo perene de aprender com cada momento. A história de Dom Dino Marchió, Bispo Emérito de Caruaru (PE) é contada na nova obra da Angelus Editora, em co-edição com a Editora Fazenda Esperança. 

Conhecido como “o Bispo Alegre na Esperança”, Dom Dino, que é co-fundador da Fazenda da Esperança e membro do movimento dos Focolares ressalta momentos da sua formação, destacando sua família, as suas amizades, a Igreja e a humanidade presente nas inúmeras pessoas encontradas ao longo de sua vida e do seu ministério. 

O livro, dividido em 7 capítulos e 224 páginas, evidencia a vibração do prelado, mesmo diante dos desafios dos tempos que viveu. “É edificante perceber, ao longo da sua narrativa, uma constante atitude positiva diante dos acontecimentos, até os mais dramáticos, e diante das pessoas as mais diferentes, fruto não de um posicionamento de neutralidade, mas de uma dialética que inspira toda a sua vida e lhe permite ser livre e autêntico: a dialética da unidade”, descreveu na introdução do livro, Dom Francisco Biasin, Bispo Emérito da Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda. 

Diante de tantas histórias de vida, Dom Dino ainda provoca o leitor a repensar sempre sua trajetória de vida, já que o desejo de compreender as mudanças do mundo é uma de suas características mais marcantes. “Ao longo de minha vida procurei a estrela ou fui atrás de ilusões? E hoje, para onde está voltado o meu olhar? Lembrando alguns momentos da minha história, estou entendendo melhor o sentido da minha vida”, narra.

A publicação promete ser um convite ao leitor para a reflexão de sua própria trajetória de vida, e uma inspiração a enfrentar os desafios e as inseguranças dos tempos atuais. Como o próprio autor convida, “Viver o Evangelho, confiar em Deus, permitir que Deus seja Deus, eis a solução dos nossos problemas, individuais e sociais! Avança quem sabe valorizar os dons da inteligência e da liberdade recebidos do Criador. Avança quem se deixa guiar pela luz do Deus!”. 

A parceria entre a Angelus Editora e Fazenda da Esperança beneficiará mais de 140 casas espalhadas pelo mundo, em 23 diferentes países. 

Lançamento oficial 

Neste sábado, dia 26, a live “Viver com Esperança”, transmitida pela Rede Vida de Televisão, com participação de Dom Dino marcará o lançamento o livro. O programa tem início às 20h. Também no próximo dia 29 de junho, o projeto Fazenda Esperança celebra seu aniversário, data em que será comemorado o aniversário de 30 anos de ordenação episcopal de Dom Dino.


Foto: Divulgação



Sobre o autor

Dom Bernardino Marchió (Dom Dino), nasceu aos 6 de setembro de 1943 na Itália- Cidade de Busca (Piemonte) – filho de Constantino Francisco Marchió (agricultor) e de Giovanna Giordano (dona de casa e mãe de 6 filhos): com 8 anos ficou órfão do Pai. Estudou na Escola Pública de Busca e, aos 11 anos, entrou no Seminário da Diocese de Saluzzo onde continuou os estudos clássicos e fez os cursos de Filosofia e de Teologia. Foi ordenado presbítero na Matriz de Nossa Senhora da Assunção em Busca no dia 29 de junho de 1968. Prestou 7 anos de serviço pastoral na Paróquia de Bagnolo Piemonte, na Diocese de Saluzzo. Chegou ao Brasil em Palmares (PE) como missionário “fidei donum” no dia 31 de outubro de 1975, onde atuou como Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese até junho de 1991. Eleito Bispo Coadjutor de Pesqueira pelo Papa São João Paulo II, foi ordenado em Palmares em 29 de junho de 1991. Em maio de 1993, foi nomeado Bispo Diocesano de Pesqueira local em que permaneceu até a nomeação do seu Sucessor, Dom Francisco Biasin, em outubro de 2003. Transferido para a Diocese de Caruaru, iniciou a sua missão aos 12 de janeiro de 2003 e ficou até à renúncia, por limites de idade. O seu sucessor, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, tomou posse no dia 19 de setembro de 2019. 

Como Bispo, exerceu vários serviços à Igreja. No Regional Nordeste 2, foi Bispo referencial para a Catequese, a Pastoral Juvenil, a Pastoral do Menor e da Criança e as Novas Comunidades. Por 8 anos, foi membro do Conselho Permanente da CNBB e Membro da Comissão Nacional da Juventude. Foi também Administrador Apostólico, por 9 meses, da Diocese de Nazaré em Pernambuco. Dom Dino, como Bispo Emérito, reside atualmente em Caruaru (PE) e acompanha o Movimento dos Focolares e a Fazenda da Esperança.


SERVIÇO

Livro: VIVER É MUDAR - MEMÓRIAS DE UM BISPO "ALEGRE NA ESPERANÇA" 

Autor: Dom Dino Marchió 

Formato: 1cm x14cm x21cm 

Páginas: 224 

Valor: R$ 32,00 

Editora: Angelus - www.angeluseditora.com e https://portalfazenda.org 

Redes Sociais: @angeluseditora | Facebook: Angelus Editora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem