Pular para o conteúdo principal

Dentro da fornalha - por Guilherme Filho

No livro de Daniel, no Antigo Testamento, existe uma narrativa de três jovens judeus que adoravam o Deus dos céus.

Esses três jovens viviam no reino babilônico e foram constituídos funcionários da côrte real; por decreto do rei,  tiveram seus nomes mudados para Sadraque, Mesaque e Abedenego, nomes pagãos babilônicos, todavia,  viviam em plena comunhão com Yahweh, o Deus eterno, Criador dos céus e da Terra.

Estudiosos afirmam que Nabucodonosor era extremamente vaidoso e construiu a sua própria imagem. O orgulho e a prepotência do rei foram suficientes para um decreto real: todos os funcionários e moradores do reino deveriam se curvar diante da imagem esculpida.

Daniel, Mizael e Azarias eram íntegros ao Deus dos céus e transgrediram o edito do rei, não se curvaram diante da imagem esculpida em terras babilônicas!

A recusa foi motivo de fofoca entre os demais, e levaram o caso ao rei. Imediatamente, o rei chamou os rapazes e fez a seguinte pergunta: por que ao ouvirem o som dos toques musicais babilônicos, vocês não se curvaram diante da imagem esculpida? 

Os jovens responderam: 

Nós adoramos o Deus dos céus; o nosso tributo, louvor e adoração são direcionados a Ele!

O rei ficou indignado com a resposta, mandando em seguida aquecer uma grande fornalha. Ordenou que alguém colocasse Ananias, Mizael e Azarias nessa fornalha, acreditava o rei que os três jovens seriam imediatamente sucumbidos pelas chamas!

Ficou surpreso ao ver carbonizado o condutor dos três jovens à fornalha e, Ananias, Mizael e Azarias ilesos. 

Dentro da fornalha haviam quatro homens passeando, um, era o próprio Deus que estava com eles. 

Nabucodonosor ordenou a saída dos jovens e, o seu semblante mudou ainda mais ao ver que nem cheiro de fumaça havia nas vestes deles, reconhecendo que o Deus dos céus é o Todo Poderoso e está acima de todos os deuses feitos pelo homem.




 Por: Professor Guilherme Filho- Maraial- PE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...