Pular para o conteúdo principal

Dentro da fornalha - por Guilherme Filho

No livro de Daniel, no Antigo Testamento, existe uma narrativa de três jovens judeus que adoravam o Deus dos céus.

Esses três jovens viviam no reino babilônico e foram constituídos funcionários da côrte real; por decreto do rei,  tiveram seus nomes mudados para Sadraque, Mesaque e Abedenego, nomes pagãos babilônicos, todavia,  viviam em plena comunhão com Yahweh, o Deus eterno, Criador dos céus e da Terra.

Estudiosos afirmam que Nabucodonosor era extremamente vaidoso e construiu a sua própria imagem. O orgulho e a prepotência do rei foram suficientes para um decreto real: todos os funcionários e moradores do reino deveriam se curvar diante da imagem esculpida.

Daniel, Mizael e Azarias eram íntegros ao Deus dos céus e transgrediram o edito do rei, não se curvaram diante da imagem esculpida em terras babilônicas!

A recusa foi motivo de fofoca entre os demais, e levaram o caso ao rei. Imediatamente, o rei chamou os rapazes e fez a seguinte pergunta: por que ao ouvirem o som dos toques musicais babilônicos, vocês não se curvaram diante da imagem esculpida? 

Os jovens responderam: 

Nós adoramos o Deus dos céus; o nosso tributo, louvor e adoração são direcionados a Ele!

O rei ficou indignado com a resposta, mandando em seguida aquecer uma grande fornalha. Ordenou que alguém colocasse Ananias, Mizael e Azarias nessa fornalha, acreditava o rei que os três jovens seriam imediatamente sucumbidos pelas chamas!

Ficou surpreso ao ver carbonizado o condutor dos três jovens à fornalha e, Ananias, Mizael e Azarias ilesos. 

Dentro da fornalha haviam quatro homens passeando, um, era o próprio Deus que estava com eles. 

Nabucodonosor ordenou a saída dos jovens e, o seu semblante mudou ainda mais ao ver que nem cheiro de fumaça havia nas vestes deles, reconhecendo que o Deus dos céus é o Todo Poderoso e está acima de todos os deuses feitos pelo homem.




 Por: Professor Guilherme Filho- Maraial- PE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem