Pular para o conteúdo principal

Sem Aspas | Sobre os trans, espero que perguntar não ofenda - por Amanda Rocha

 Diante das teorias que promovem transformações enérgicas na sociedade e geram a concepção de transgêneros, trans-etários, trans-espécies, trans-raciais, entre outros; dentre as muitas indagações que surgem, gostaria de compartilhar algumas poucas:



  1. Um homem trans que engravida é o pai ou a mãe?

E a mulher trans é o pai ou a mãe?

  1. Um homem trans cumprirá com o dever do alistamento militar? A mulher trans está livre da obrigação do alistamento militar?

  2. Caso um homem assassine um homem trans, será acusado de feminicídio? Caso a vítima e o acusado tivessem tido algum relacionamento, aplica-se Maria da Penha ou não haverá nenhum agravante? (considere que não é um crime movido por transfobia).

  3. Um homem trans que assassina uma ex-companheira incorrerá em feminicídio ou Maria da Penha?

  4. Um trans-espécie, em caso de doença, deve procurar um especialista médico ou um veterinário?

  5. Para fins previdenciários, um trans-espécie terá direito à aposentadoria? Isso abriria precedentes para recursos previdenciários para outros animais?

  6. Um trans-espécie, que precisa acionar a justiça, poderá assinar as procurações, ou precisará de tutor? Em caso de exigir o tutor, quem o determinará? Caso ele mesmo possa assinar, abrirá precedentes para que outros animais assinem com suas patinhas?

  7. Se um trans-espécie considerar-se um boi e consumir carne bovina, será considerado canibalismo?

  8. Considerando que pessoas podem declarar-se animais, estariam resguardados a eles todos os direitos e deveremos do ordenamento jurídico? Caso sim, isso também abrangeria aos animais naturais? Ainda caso sim, abater animais para consumo seria assassinato e logo punido com o rigor de nossa legislação?

  9. Os trans-espécies que se comunicam mediante latidos, grunhidos, relinchamentos, ou quaisquer outros sons, terão seus vocabulários ensinados em escolas para que lhes sejam garantidos os direitos de serem tratados conforme “à experiência interna, individual e profundamente sentida”, como afirma os Princípios de Yogyakarta?

  10. Um trans-espécie poderá ter relações sexuais com outros animais da mesma espécie do qual se considera, ou isso configurará crime ambiental?

  11. Trans-raciais poderão concorrer às vagas reservadas a negros em concursos públicos?

  12. Também serão considerados transgêneros pessoas que se identificam com a identidade de outras pessoas, ou isso continuará sendo falsidade ideológica?

  1. Um adulto biológico, que se considere um trans-etário para criança poderá relacionar-se com crianças biológicas ou isso ainda será considerado pedofilia? Eles terão o direito de frequentar os jardins de infância e seu trabalho será considerado exploração infantil?

  2. Crianças biológicas trans-etárias adultas poderão casar-se, votar, trabalhar, ser punidos legalmente por crimes, realizar alistamento militar, concorrer a cargos públicos, ter carteira de habilitação, usar drogas lícitas, etc.?

  3. Um adulto biológico trans-etário para vida idosa poderá requerer aposentadoria conforme suas sensações e experiências “profundamente sentidas”?

  4. A sociedade que não é embebida por essas teses, terão de modificar suas vidas, rotinas e crenças para agradar aos adeptos destas... destas... destas, melhor não dizer!


Amanda Rocha é professora e escritora


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem