Pular para o conteúdo principal

A minha infância em Catende – por Zeca Ribeiro

 

Fui instigado pelo meu amigo de infância Marcos Carneiros Xeppa, a escrever sobre Catende de nosso tempo. Fui para escola logo cedo, estudar o jardim da infância e a preliminar A e B, no Grupo Escolar Herculano Bandeira (Grupo da Usina) com as professoras D. Lindalva, D. Lucy, filha do Sr. José Apolônio, comerciante, D. Ritinha, era tempos de disciplina dura nas salas de aulas.

Tínhamos um lanchinho pão doce quentinho que vinha da padaria da usina e era servido com leite. Algumas vezes tínhamos que ir com a professora até a casa dela para dar a lição do dia, havia uma interação e afetividade entre as professoras e seus alunos muito diferentes dos tempos de hoje.

Lembrou-me da pensão de Zezé Alagoana, a gente ainda criança tinha curiosidade de brechar pelo muro da escola que dava para a pensão. Depois fui estudar na escola estadual, o Grupo Farias Neves Sobrinho que funcionava no prédio do Ginásio Municipal pela manhã, lá tive uma professora inesquecível, D. Elze, irmã de Ely da prefeitura, filha do Cabo Cordeiro. Estudei com Cláudio, filho do Sr. Juquinha, Gonzaguinha, Wilson, filho de Zé Rozendo, dono de um restaurante na rua Bela Aurora, Moacir, filho do Sr. Meneleu, quando largávamos gostávamos de passar no Cine Teatro Diamante para ver os cartazes dos filmes, nessa época fui caixeiro na mercearia de José Loureiro, que fica na avenida Cabo Hermínio, (venda do Sr. Zeza).

Nesse tempo saímos mais cedo da escola e fomos fazer um cartão para tirar livros infantis na biblioteca pública. As quintas-feiras o comércio fechava, por naquele tempo a feira livre de Catende era aos domingos. Íamos assistir os matinês no Cine Teatro Diamante, um seriado "A Draga de Salomão ".


Em 1968, com 12 anos de idade, comprei a primeira revista número 01 da Veja, na banca Merfil , naquele tempo quem morava em Catende não precisava deslocar- se até a capital pernambucana para comprar revistas ou assistir um bom filme.
Esses são os tempos áureos de nosso município, que os jovens precisam conhecer.




Zeca Ribeiro
Jaboatão dos Guararapes 20 de agosto de 2021

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".