Pular para o conteúdo principal

Comarca de Catende - por Eduardo Menezes

 








A Comarca do Município de Catende foi instituída pelo Interventor Federal em Pernambuco, Agamenon Magalhães, através do Decreto nº 629, de 17 de junho de 1941, nomeando para a magistratura: Juiz de Direito, Edmundo Jordão de Vasconcelos, que também era poeta e escritor, e posteriormente foi nomeado prefeito de Caruaru em 1945 e desembargador, falecido em 1958; 1º suplente do Juiz de Direito, José Soares da Silva; 2º suplente, Moacir Prazeres; Promotor Público, Melchiades Albuquerque Montenegro, nomeado prefeito do município em 1942; adjunto do Promotor Público, José Lourenço Rodrigues; partidor e contador, Antonio Araújo; partidor e distribuidor, José Meira Cavalcanti; mediador judicial, Oscar Bastos; e depositário público, Athayde Acioly Lins.

A instalação da Comarca ocorreu no dia 16 de julho de 1941, quando chegou de trem vindo de Garanhuns, uma comissão formada pelo Juiz de Direito Edmundo Jordão, funcionários do Fórum, autoridades e algumas pessoas da sociedade daquela cidade. A referida comissão foi recepcionada na Estação pelo então prefeito Manoel Álvaro de Freitas Lins; os coproprietários da Usina Catende, Brito Passos e Domingos Azevedo e da Usina Roçadinho, Cid Sampaio; pelos senhores José Soares da Silva, Manoel Soares da Silva, José Lourenço Rodrigues, Ismael Silva; comerciantes, Guilhermino Melo, Odorico Lobo; e outras pessoas.

Após os cumprimentos todos seguiram para o Chalé da Usina Catende, onde foi servido o almoço.

Às quinze horas na Praça Costa Azevedo, na época chamada de Praça Getúlio Vargas, chegaram os alunos das escolas públicas e do Grupo da Usina, os Escoteiros e a Filarmônica Catendense, organizados em duas filas, formando um corredor, para dar passagem aos magistrados, acompanhados das representações de Garanhuns e uma local. Na Prefeitura foram recepcionados com flores por um grupo de moças. No salão nobre foram iniciados os trabalhos da solenidade de instalação da Comarca pelo Juiz Instalador Edmundo Jordão.

Além do Juiz de Direito, falaram o Promotor Público, Melchiades Montenegro e o prefeito Álvaro Lins, que saudou os primeiros magistrados de Catende, felicitando o povo pela criação da nova Comarca e posse do Juiz e do Promotor. O prefeito agradeceu ainda ao Interventor Agamenon Magalhães, e em sua homenagem fez a aposição de sua fotografia no salão nobre como um marco daquele acontecimento, finalizando suas palavras, sob aplausos e ao som do Hino Nacional.

A Justiça Eleitoral funciona no prédio do Fórum. Enquanto a Justiça do Trabalho e o Ministério Público possuem sedes próprias.

Nasceu em Catende o magistrado Mário Alves de Souza Melo, Desembargador – in memoriam.



Eduardo Menezes, escritor e historiador Catendense.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...