Pular para o conteúdo principal

Nós amamos porque Ele nos amou primeiro - por Janaína Ornilo

 Nós amamos porque Ele nos amou primeiro; 1 joão  4:19


Apesar da vida cristã ser fundamentada na abnegação e na resistência à própria natureza, o amor segundo a Bíblia parte sempre do autocuidado considerando que sim, o amor ao próximo é essencial (Mateus 22:39) mas para isso, deve também amar a si (Efésios 5:29) um amor dedicado ao outro vindo de alguém que não se ama é dependente, pesado e perigoso. Considerando a definição bíblica do amor (1 Coríntios 13:4-7) e como somos ensinados a amar (Romanos 12:9-10) a dedicação ao próximo faz parte de uma escala onde; Deus é amor, Ele me amou, eu recebo este amor, então assim posso amar outras pessoas. Não podendo esquecer que este amor passa por nós; somos alertados para o autocuidado (1 Coríntios 6:20) e assim deve-se construir um amor próprio bem fundamentado. Tendo até mesmo Jesus escolhido aqueles os quais estavam mais próximos dele, não há nada de errado em ter pessoas as quais temos mais afinidade, nossa missão porém é não somente amar aos que estão perto (Mateus 5:44) por isso a necessidade de um amor sem orgulho; a compaixão e respeito advindos do amor, devem nos motivar a olhar para as pessoas de uma forma mais gentil; como necessitadas de Deus (Romanos 3:23) é certo que seres humanos são falhos, mas se conhecendo e sabendo da misericordiosa graça de Deus para conosco, reconhecendo este favor imerecido, torna mais simples essa ótica de carinho para com o outro; somos porém limitados e orgulhosos, as vezes uma simples divergência de ideias ou características físicas abalam esse amor frágil, esses limites devem ser reconhecidos e trabalhados tal qual outras falhas que temos. É possível afirmar que Deus é amor, todavia o amor não é Deus, o pastor Joel Beek fala inclusive que esse discurso diviniza  nossos sentimentos e retira aspectos da personalidade de Deus, reduzindo-o a apenas uma característica de seu Ser; atentar também para o fato de que Deus é amor não deve nos fazer orgulhosos, mas sim diminutos, além deste mesmo amor ter feito com que Ele morresse por nós, entender que o amor é algo tão grande e inimaginável, mas mesmo em sua imensidão é apenas um dentre os vários atributos de Deus é prova da grandiosidade de DEle; Ele é o amor por ser a definição perfeita de como deve se deve amar, portanto para aprender e conhecer o amor é necessário primeiramente conhecer a Deus. A virtude de amar foi algo que sofreu com o pecado, devemos portando buscar reparar esse déficit, aprendendo biblicamente a verdade, afinal o perfeito amor esteve entre nós (João 3:16) sendo Ele capaz de nos amar conhecendo quem somos, é tarefa nossa proferir este amor, vivendo Ele.





A irmã Janaína Ornilo, é psicóloga e esposa do pastor Ismael Ornilo, da 2ª igreja evangélica congregacional Vale da Bênção do bairro Kennedy.

Comentários

  1. Louvado seja Deus pelo seu grandioso Amor, e por através da sua graça podermos compartilhá-lo com sabedoria, entendo as necessidades uns dos outros.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus por seu amor por nós e por nós ensinar através da sua palavra como devemos amar o próximo , parabéns por essa mensagem que Deus continue te abençoando e te usando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...