Pular para o conteúdo principal

Catende, o passado e o presente - por Zeca Ribeiro




No dia 11 de setembro de 1928,foi criado o município de Catende por lei Estadual . Os Catendenses festejaram com a notícia que somente chegou no dia 13 ,sendo publicado no diário oficial do estado. Teve eleição para o primeiro mandatário do poder executivo:o  Sr. João Azevedo (para prefeito ) e Pedro Duca ( para sub-prefeito ).Com as notícias as ruas foram tomadas pela população local comemorando e gritando vivas e se abraçando com grande entusiasmo; alguns mais emotivos  choraram de alegria.  Fogos de artifícios subiam ao céu ,a filarmônica catendense tocava marchas. “Catende estava livre! concretizou-se o velho sonho dos catendenses  Enquanto isso a Usina Catende comandada pelo  Sr. Antônio Ferreira da Costa Azevedo (Sr. Tenente),com uma visão empreendedora e progressista avançava na produção de açúcar. Os anos seguintes nas décadas de 1930 e 1940, a cidade tornou-se o mais importante polo da indústria canavieira do estado de Pernambuco ,como a maior usina da América latina e uma das maiores do mundo.O engenheiro Apolônio de Sales trabalhou na usina Catende ,a pedido do Tenente viajou ao Havaí e ao estado de Israel para conhecer o sistema de irrigação .Foi também a Catende quem implantou a primeira destilaria de álcool anidro do Brasil ,em 1936 construída sob a supervisão do químico Brito Passos e por conta desse homem visionário Antônio Ferreira da Costa Azevedo (Sr. Tenente). A história econômica de Pernambuco passa por Catende  e se faz necessário que os jovens e as gerações futuras conheçam a história do lugar que nasceram . Até a década de 70 sob o comando da família Costa Azevedo a usina funcionou a todo vapor.  Hoje, após 93 anos,o município de Catende sobrevive com a decadência econômica ; com fechamento da usina Catende no início da década passada -2010/2011. Mesmo sendo um lugar que tem água em abundância no solo e sub solo ,mas se perde aleatoriamente principalmente na zonal rural ,onde não existe um pé de coentro irrigado .É um desafio para administração municipal atual reerguer a "princesinha dos canaviais"  economicamente; naquilo que é a maior riqueza do município : água em abundância .

 Querem impor a agropecuária com a criação de gado, após séculos de monocultura de cana-de-açúcar. O nosso município por ter uma tipografia acidentada não temos como criarmos gado de maneira extensiva para cortes e leiteiro ao contrário da fruticultura, hortaliças hidropônica, leguminosa, Granjas com criações de frango e venda de ovos, criações de peixes de fácil manejo carpas e tilápias em tanque a redes com apoio técnico permanente, é uma saída econômica para nosso município, que hoje está no rol dos municípios paupérrimos de Pernambuco com uma renda per capita de 500 reais mensal por habitantes.


" Defender a história é preservar a memória".

 Fonte de referência : o livro memória histórica de catende ,2° edição de Eduardo Menezes

Data da publicação:11/09/2021




                                                    Autor do artigo: Zeca Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem