Pular para o conteúdo principal

Há 129 anos - por Eduardo Menezes

Construída pelo inglês Carlos Sinden, em sociedade com seu sogro, Felipe Paes de Oliveira, com nome inicial de “Usina Correia da Silva”, teve a sua primeira moagem no dia 2 de setembro de 1892, quando suas ferragens foram bentas pelo Vigário de Palmares, Pe. Sebastião Bastos. A usina em pouco tempo se mostrou um verdadeiro fracasso, obrigando os seus fundadores a entregá-la aos credores, tendo, o Banco de Pernambuco, como o seu maior credor.





Em 1896 a Usina foi adquirida por Joaquim José Coimbra. Em 1905, passou a ser propriedade da firma “Mendes Lima & Cia”, depois foi adquirida por “Costa, Bandeira & Cia.”. Para dirigir a Usina, foi escolhido Antônio Ferreira da Costa Azevedo.

Em 1927, o “Tenente” Costa Azevedo, adquiriu a parte dos demais sócios e assumiu sozinho a direção da Empresa, sob a firma “A. F. da Costa Azevedo”. E assim começou a era de renovação e progresso da Usina Catende. Em 1929, a Usina passou a ser considerada a maior do Brasil, em produção e capacidade. Em 1933, surgiu a sociedade anônima formada em família “Usina Catende S.A”.

Após a morte de Antônio Ferreira da Costa Azevedo, em 1950, assumiu a direção, o seu filho mais velho, João da Costa Azevedo, sendo, depois, eleito Presidente da empresa, permanecendo até maio de 1965, quando renunciou à presidência da sociedade. Durante esse período a Usina Catende absorveu a Usina Piranji e seus dez engenhos.

Em julho de 1973, a Usina foi adquirida por um grupo formado por Rui Carneiro da Cunha, Alfredo Maurício de Lima Fernandes e Mário Pinto Campos. Este último, alguns anos depois, vendeu sua parte, na sociedade para Inaldo Pereira Guerra.

Em 17 de maio de 1995, os trabalhadores solicitaram a falência da Usina, motivada pelas dívidas que a empresa vinha acumulando e com o objetivo de retirar o controle administrativo dos usineiros, alegando que os mesmos estavam destruindo o patrimônio da Usina.





Por: Eduardo Menezes, por escritor catendense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...