Pular para o conteúdo principal

Há 129 anos - por Eduardo Menezes

Construída pelo inglês Carlos Sinden, em sociedade com seu sogro, Felipe Paes de Oliveira, com nome inicial de “Usina Correia da Silva”, teve a sua primeira moagem no dia 2 de setembro de 1892, quando suas ferragens foram bentas pelo Vigário de Palmares, Pe. Sebastião Bastos. A usina em pouco tempo se mostrou um verdadeiro fracasso, obrigando os seus fundadores a entregá-la aos credores, tendo, o Banco de Pernambuco, como o seu maior credor.





Em 1896 a Usina foi adquirida por Joaquim José Coimbra. Em 1905, passou a ser propriedade da firma “Mendes Lima & Cia”, depois foi adquirida por “Costa, Bandeira & Cia.”. Para dirigir a Usina, foi escolhido Antônio Ferreira da Costa Azevedo.

Em 1927, o “Tenente” Costa Azevedo, adquiriu a parte dos demais sócios e assumiu sozinho a direção da Empresa, sob a firma “A. F. da Costa Azevedo”. E assim começou a era de renovação e progresso da Usina Catende. Em 1929, a Usina passou a ser considerada a maior do Brasil, em produção e capacidade. Em 1933, surgiu a sociedade anônima formada em família “Usina Catende S.A”.

Após a morte de Antônio Ferreira da Costa Azevedo, em 1950, assumiu a direção, o seu filho mais velho, João da Costa Azevedo, sendo, depois, eleito Presidente da empresa, permanecendo até maio de 1965, quando renunciou à presidência da sociedade. Durante esse período a Usina Catende absorveu a Usina Piranji e seus dez engenhos.

Em julho de 1973, a Usina foi adquirida por um grupo formado por Rui Carneiro da Cunha, Alfredo Maurício de Lima Fernandes e Mário Pinto Campos. Este último, alguns anos depois, vendeu sua parte, na sociedade para Inaldo Pereira Guerra.

Em 17 de maio de 1995, os trabalhadores solicitaram a falência da Usina, motivada pelas dívidas que a empresa vinha acumulando e com o objetivo de retirar o controle administrativo dos usineiros, alegando que os mesmos estavam destruindo o patrimônio da Usina.





Por: Eduardo Menezes, por escritor catendense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem