Pular para o conteúdo principal

O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa - por Guilherme Filho



O novo acordo ortográfico da língua portuguesa foi feito com o objetivo de unificar a grafia de países que tem como língua oficial a língua portuguesa. 

Entrou em vigor em 01 de janeiro de 2006.

Esse acordo foi feito entre os países: Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Através do novo acordo ortográfico da língua portuguesa, a comunicação entre esses países passou a ser mais fluida, mais fácil. 

Com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, a ortografia da língua passou por mudanças que envolvem: 


● O alfabeto 

● Acentuação 

● Consoantes mudas

● Uso das letras maiúsculas e minúsculas 


O alfabeto da língua portuguesa era composto por 23 letras antes do novo acordo.

Após as mudanças, o alfabeto passou a ter 26 letras. Isso porque foram incorporadas oficialmente ao alfabeto três letras que eram consideradas estrangeiras: K, W e Y.


Assim, essas letras podem ser usadas oficialmente em nomes próprios estrangeiros de pessoas, lugares e seus derivados. 

Também podem ser usadas em siglas, símbolos, unidades de medida e monetárias, etc.


Uso do trema (¨)

No novo acordo ortográfico da língua portuguesa, o uso do trema não é mais empregado: nem em palavras portuguesas  nem em palavras aportuguesadas.


● Pinguim

● Linguiça 

● Consequência

● Cinquenta


Em palavras como mülleriano de (Müller) e hübneriano de (Hübner) o uso do trema ainda deve ser feito, pois se trata de nomes próprios estrangeiros. 


Acento diferencial

O acento diferencial em palavras homógrafas não é mais empregado.

Exceto das palavras pôr e por, pôde e pode.

Palavras homógrafas são aquelas que possuem a mesma grafia e pronúncia semelhantes, mas com significados diferentes. 

Exemplo: "para: verbo" e "para: preposição".

O acento diferencial é empregado em situações em que há a distinção de tempo verbal e singular e plural de verbos. 


● Ele mantém/eles mantêm 

● Ele convém/eles convêm 

● Ele tem/eles têm 

● Ele contém/eles contêm 


Ele é facultativo entre a primeira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo e a primeira pessoa do plural do presente do indicativo.


● Estudamos e estudámos

● Demos e dêmos

● Cantamos e cantámos

Após as mudanças do novo acordo ortográfico da língua portuguesa, os estudantes tiveram que reaprender a língua. 

Em outra oportunidade, daremos continuidade a mais mudanças ortográficas da nossa língua. 




Guilherme Filho é professor, licenciado em Letras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

"Gari do Brega" trabalha com alegria em Catende - por Fábio Santana

 O gari Samuel Herculano da Silva ( Gari do Brega), trababalha como Agente da Limpeza Pública na Prefeitura de Catende, Mata Sul do Estado. É uma pessoa extrovertida e é muito comunicativo com as pessoas. Samuel confessa: "O apelido de Gari do Brega é por causa do radinho que ele costuma levar consigo com um pendrive onde escuta durante o trabalho e também canta todo tipo de brega". Na chuva ou no sol causticante, ele trabalha sem estresse e com uma alegria que contagia a todos os catendenses. Tem 50 anos, casado com quatro filhos e mora no bairro Canaã em Catende.  Ele diz que a sua alegria é porque trabalha com amor ao que faz. " Trato todos com carinho e respeito desde moças, adultos e os idosos da terceira idade." Samuel Herculano da Silva o " Gari do Brega" catendense é de uma capacidade incrível, sempre alegre, cantando e conversando com todos ". Por: Fábio Santana.