Pular para o conteúdo principal

3 princípios para compartilhar a fé - por Patrícia Oliveira

 "Paulo respondeu: 'Em pouco ou em muito, peço a Deus que não apenas tu, mas todos os que hoje me ouvem se tornem como eu, menos estas algemas'." (Atos 26:29)


Em Atos 26, encontramos Paulo compartilhando o evangelho com o rei Herodes Agripa e com outros. Encontramos também alguns princípios de que podemos lançar mão quando compartilharmos a nossa fé:


Em primeiro lugar, devemos encontrar pontos em comum com o ouvinte e erguer uma ponte com ele. Paulo começou sua defesa dizendo: "Rei Agripa, considero-me feliz por poder estar hoje em sua presença, para fazer a minha defesa contra todas as acusações dos judeus, e especialmente porque estás bem familiarizado com todos os costumes e controvérsias deles. Portanto, peço que me ouças pacientemente" (versículos 2 e 3). Isso não era bajulação da parte de Paulo. Ele estava dizendo a verdade. Agripa vivia imerso nas maneiras judaicas. Sabia tudo da cultura e costumes judaicos. Ele poderia ter começado dizendo: "Você é um sujeito mau, Agripa. Isso todo mundo sabe." Mas não fez isso. Ele ergueu uma ponte. Foi respeitoso.


Em segundo lugar, usar o testemunho pessoal. Paulo contou a Agripa como se tornara seguidor de Cristo. Contou a sua história pessoal. Há poder na própria história da gente, seja ela dramática ou não. Não enfeite nem exagere o passado. A exatidão e a veracidade são importantes. Não se gabe daquilo de que você abriu mão por Deus, e sim daquilo de que Deus abriu mão por você.


Por fim, fazer de Deus o foco. Não é você, é Ele. Conte sua história apenas para levar até a d'Ele. Seu testemunho é uma ponte, não o ponto de chegada. O ponto de chegada é Jesus e Sua história.


Quando compartilhamos, precisamos orar para que Deus abra espiritualmente os olhos das pessoas. Não há nada que possamos dizer que faça uma pessoa crer. A conversão é um mistério e obra do Espírito Santo.


Não entendo por que Deus use alguém tão bobo como eu ou você para expressar a Sua mensagem. Mas o Espírito Santo pode fazer a pessoa entrar em sintonia com a mensagem, se tivermos a mera ousadia de compartilhá-la.





Por Patrícia Oliveira 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...