Pular para o conteúdo principal

3 princípios para compartilhar a fé - por Patrícia Oliveira

 "Paulo respondeu: 'Em pouco ou em muito, peço a Deus que não apenas tu, mas todos os que hoje me ouvem se tornem como eu, menos estas algemas'." (Atos 26:29)


Em Atos 26, encontramos Paulo compartilhando o evangelho com o rei Herodes Agripa e com outros. Encontramos também alguns princípios de que podemos lançar mão quando compartilharmos a nossa fé:


Em primeiro lugar, devemos encontrar pontos em comum com o ouvinte e erguer uma ponte com ele. Paulo começou sua defesa dizendo: "Rei Agripa, considero-me feliz por poder estar hoje em sua presença, para fazer a minha defesa contra todas as acusações dos judeus, e especialmente porque estás bem familiarizado com todos os costumes e controvérsias deles. Portanto, peço que me ouças pacientemente" (versículos 2 e 3). Isso não era bajulação da parte de Paulo. Ele estava dizendo a verdade. Agripa vivia imerso nas maneiras judaicas. Sabia tudo da cultura e costumes judaicos. Ele poderia ter começado dizendo: "Você é um sujeito mau, Agripa. Isso todo mundo sabe." Mas não fez isso. Ele ergueu uma ponte. Foi respeitoso.


Em segundo lugar, usar o testemunho pessoal. Paulo contou a Agripa como se tornara seguidor de Cristo. Contou a sua história pessoal. Há poder na própria história da gente, seja ela dramática ou não. Não enfeite nem exagere o passado. A exatidão e a veracidade são importantes. Não se gabe daquilo de que você abriu mão por Deus, e sim daquilo de que Deus abriu mão por você.


Por fim, fazer de Deus o foco. Não é você, é Ele. Conte sua história apenas para levar até a d'Ele. Seu testemunho é uma ponte, não o ponto de chegada. O ponto de chegada é Jesus e Sua história.


Quando compartilhamos, precisamos orar para que Deus abra espiritualmente os olhos das pessoas. Não há nada que possamos dizer que faça uma pessoa crer. A conversão é um mistério e obra do Espírito Santo.


Não entendo por que Deus use alguém tão bobo como eu ou você para expressar a Sua mensagem. Mas o Espírito Santo pode fazer a pessoa entrar em sintonia com a mensagem, se tivermos a mera ousadia de compartilhá-la.





Por Patrícia Oliveira 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem