Pular para o conteúdo principal

O baixo interesse teológico da liderança e a decadência da igreja - Por Pedro Dulci

 Existe uma estreita e sinistra sintonia entre o baixo interesse teológico da liderança da igreja e a decadência escandalosa que ela testemunha cotidianamente.


Kevin Vanhoozer começa O pastor como teólogo público identificando uma crise no ministério pastoral a partir de uma crise de suas imagens.

Basicamente as imagens do cânon bíblico foram cedendo lugar aos modelos que pareciam fazer mais sentido em cada época — ora mais cientificista, ora mais gerenciais, mais mercadológicos ou terapêuticos.

Por trás de sermões recheados de secularismo, de aconselhamentos para ouvintes se sentirem bem, de projetos megalomaníacos de construções, esconde-se uma radical incapacidade de compreender como um pastor conduz o rebanho de Jesus.

Esse cenário explica as tentativas insanas de pastores e líderes em renunciar seus cargos, ocultarem suas crises e mascararem-se de diversas formas — do excesso de trabalho à bebida e a pornografia.

A crise vocacional dos pastores é uma crise de identidade. Faltam uma imagem bíblica para orientar seu ministério. Essa orientação, por seus vez, também ajudará as igrejas, os seminários e as próprias ovelhas a florescerem enquanto discípulos de Jesus!

Quanto a isso, sempre me admirou o fato de que as “Epistolas pastorais”, escritas de forma muito específicas — uma espécie de "manual de cuidado pastoral" segundo Guthrie —, mas que também serviram de orientação para toda a igreja.

E logo em suas primeiras palavras, cumprindo o propósito de dar direção às questões eclesiásticas pontuais, como escolha de líderes e enfrentamento de falsos mestres, Paulo já estabelece sua identidade ministerial.

Deixa claro quem ele é ministerialmente, firmando-se na Trindade e permitindo que Timóteo e Tito também sejam reconhecidos pela igreja como fiéis obreiros naqueles lugares!

Como também não deixa margem para dúvida sobre os critérios para avaliar os lobos em pele de ovelha — e pastor.

Compreensão do ministério teológico do pastor e amadurecimento da igreja caminham lado a lado! Não conseguiremos avançar em um sem o outro.

> Conheça Tornando-se um Pastor Teólogode Kevin J. Vanhoozer | James K. A. Smith | Peter J. Leithart.

Fonte Ultimato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...