Pular para o conteúdo principal

O baixo interesse teológico da liderança e a decadência da igreja - Por Pedro Dulci

 Existe uma estreita e sinistra sintonia entre o baixo interesse teológico da liderança da igreja e a decadência escandalosa que ela testemunha cotidianamente.


Kevin Vanhoozer começa O pastor como teólogo público identificando uma crise no ministério pastoral a partir de uma crise de suas imagens.

Basicamente as imagens do cânon bíblico foram cedendo lugar aos modelos que pareciam fazer mais sentido em cada época — ora mais cientificista, ora mais gerenciais, mais mercadológicos ou terapêuticos.

Por trás de sermões recheados de secularismo, de aconselhamentos para ouvintes se sentirem bem, de projetos megalomaníacos de construções, esconde-se uma radical incapacidade de compreender como um pastor conduz o rebanho de Jesus.

Esse cenário explica as tentativas insanas de pastores e líderes em renunciar seus cargos, ocultarem suas crises e mascararem-se de diversas formas — do excesso de trabalho à bebida e a pornografia.

A crise vocacional dos pastores é uma crise de identidade. Faltam uma imagem bíblica para orientar seu ministério. Essa orientação, por seus vez, também ajudará as igrejas, os seminários e as próprias ovelhas a florescerem enquanto discípulos de Jesus!

Quanto a isso, sempre me admirou o fato de que as “Epistolas pastorais”, escritas de forma muito específicas — uma espécie de "manual de cuidado pastoral" segundo Guthrie —, mas que também serviram de orientação para toda a igreja.

E logo em suas primeiras palavras, cumprindo o propósito de dar direção às questões eclesiásticas pontuais, como escolha de líderes e enfrentamento de falsos mestres, Paulo já estabelece sua identidade ministerial.

Deixa claro quem ele é ministerialmente, firmando-se na Trindade e permitindo que Timóteo e Tito também sejam reconhecidos pela igreja como fiéis obreiros naqueles lugares!

Como também não deixa margem para dúvida sobre os critérios para avaliar os lobos em pele de ovelha — e pastor.

Compreensão do ministério teológico do pastor e amadurecimento da igreja caminham lado a lado! Não conseguiremos avançar em um sem o outro.

> Conheça Tornando-se um Pastor Teólogode Kevin J. Vanhoozer | James K. A. Smith | Peter J. Leithart.

Fonte Ultimato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".