Pular para o conteúdo principal

Instituições federais estão impedidas de exigir vacina, diz MEC

 Despacho publicado, nesta quinta (30), no Diário Oficial da União, proíbe institutos e universidades federais de todo o país a exigir comprovante de vacinação contra a covid-19 no retorno às aulas presenciais no próximo ano.


Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


O documento é assinado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro. Ele afirma que a exigência de comprovação de vacinação acaba sendo um meio indireto à indução da vacinação compulsória. O que, segundo o ministro, somente pode ser estabelecida por meio de lei, de acordo ao entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal.

Ainda de acordo com o documento publicado pelo MEC, o entendimento foi baseado em um parecer da consultoria jurídica junto ao Ministério da Educação, que conta com integrantes da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União (AGU).

Outro lado

Uma nota assinada por diversos órgãos como a Sociedade Brasileira para o Progresso e a Ciência; Andes, sindicato dos professores do ensino superior; Associação Nacional de Medicina, Academia Brasileira de Ciências e União Nacional dos Estudantes, afirma que assim como as medidas sanitárias, a exigência do comprovante de vacina é recomendada por cientistas.

De acordo com o comunicado, a Constituição garante às universidades autonomia e, com a ameaça da nova variante da covid se espalhando rapidamente pelo mundo, esta autonomia necessariamente inclui o direito de adotar os cuidados exigidos pela preservação do bem maior, que é a vida.

Algumas universidades estaduais já haviam anunciado que vão exigir dos estudantes o passaporte da vacina, caso da Usp e da Unicamp, em São Paulo. Em Brasília, a UnB havia informado que também exigiria comprovante de vacina.

Por Kariane Costa, da Rádio Nacional - Brasília

Com produção de Daiana Vitor





Fonte: Agência Brasil



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".