Pular para o conteúdo principal

Instituições federais estão impedidas de exigir vacina, diz MEC

 Despacho publicado, nesta quinta (30), no Diário Oficial da União, proíbe institutos e universidades federais de todo o país a exigir comprovante de vacinação contra a covid-19 no retorno às aulas presenciais no próximo ano.


Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


O documento é assinado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro. Ele afirma que a exigência de comprovação de vacinação acaba sendo um meio indireto à indução da vacinação compulsória. O que, segundo o ministro, somente pode ser estabelecida por meio de lei, de acordo ao entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal.

Ainda de acordo com o documento publicado pelo MEC, o entendimento foi baseado em um parecer da consultoria jurídica junto ao Ministério da Educação, que conta com integrantes da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União (AGU).

Outro lado

Uma nota assinada por diversos órgãos como a Sociedade Brasileira para o Progresso e a Ciência; Andes, sindicato dos professores do ensino superior; Associação Nacional de Medicina, Academia Brasileira de Ciências e União Nacional dos Estudantes, afirma que assim como as medidas sanitárias, a exigência do comprovante de vacina é recomendada por cientistas.

De acordo com o comunicado, a Constituição garante às universidades autonomia e, com a ameaça da nova variante da covid se espalhando rapidamente pelo mundo, esta autonomia necessariamente inclui o direito de adotar os cuidados exigidos pela preservação do bem maior, que é a vida.

Algumas universidades estaduais já haviam anunciado que vão exigir dos estudantes o passaporte da vacina, caso da Usp e da Unicamp, em São Paulo. Em Brasília, a UnB havia informado que também exigiria comprovante de vacina.

Por Kariane Costa, da Rádio Nacional - Brasília

Com produção de Daiana Vitor





Fonte: Agência Brasil



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...