Pular para o conteúdo principal

Abraçando a ira - por Jénerson Alves

 



Uma manobra no trânsito. Um post nas mídias sociais. Um vizinho que liga o som. Uma palavra inconveniente. Muitos são os motivos que podem acender a raiva no dia a dia. E muitas são as pessoas que abraçam a ira, entregando-se a sentimentos coléricos e se deixando levar por atos agressivos.


Particularmente, acredito que há outra forma de “abraçar a ira”. É como São Paulo Apóstolo orientou os membros da igreja de Éfeso: “Irai-vos, mas não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira”. O santo profeta não nos ensina a, de imediato, repelir a ira. Pelo contrário. Devemos recebê-la enquanto o sol está brilhando.


Em uma interpretação literal, isso significa que não podemos deixar a raiva morar em nosso coração durante mais de um dia. Porém, de forma alegórica, podemos entender que é preciso ‘abraçar a ira’ enquanto há claridade. Em outras palavras, devemos compreender as raízes da raiva que porventura nos assalta. Após entendermos o porquê de nossa tranquilidade ter sido desestabilizada, poderemos extirpá-la de forma conveniente. Assim, irando-nos, mas não pecando.


Permitir que “o sol se ponha” sobre nossa ira é deixar nossos sentimentos na penumbra; é fugir do autoconhecimento e andar claudicando pela estrada da existência. Este é o “pecado”: viver sem consciência. Enfim, que possamos “abraçar a ira” enquanto há clareza no nosso coração, para que esta luz extirpe as trevas da nossa ignorância e irradie as virtudes que vêm do Alto.


Jénerson Alves




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".