Pular para o conteúdo principal

Estudantes podem ter acesso negado ao ambiente escolar caso não haja comprovação de vacina contra Covid-19


Nesta segunda (17), o Brasil iniciou a vacinação contra a Covid-19 para crianças de cinco a 11 anos. E uma questão se levantou sobre o tema: as instituições de ensino podem solicitar o comprovante de vacina para que os estudantes adentrem a escola? A medida começou ser exigida para entrada em estabelecimentos, como bares e restaurantes, no estado de Pernambuco. Segundo o advogado especialista em direito educacional, Luiz Tôrres Neto, a escola pode pedir, mas com algumas ressalvas. “A comunidade escolar deve ter a medida amplamente divulgada e o contrato de matrícula deve trazer de forma clara que o estudante só poderá ter o acesso ao prédio da escola caso haja comprovação da vacinação”, disse. 

Caso isso não aconteça, a escola não pode negar o acesso do aluno, como detalha Luiz Tôrres Neto. “Se a exigência de comprovação não está prevista no contrato de matrícula, não se pode, após a matrícula, impedir o estudante de adentrar na escola, mesmo não vacinado, porque educação é um direito fundamental”, afirma o especialista. De acordo com o advogado, caso esteja previsto no contrato de matrícula e não aconteça a comprovação da vacina, o estudante pode ter acesso à educação remota. “O estudante pode assistir aulas de forma remota, desde que haja a presença da hibridez do regime. A partir do momento que a educação voltar a ser 100% presencial, não se pode permitir que o aluno estude remotamente por não ter se vacinado. Nessa situação, não há excepcionalidade para a existência do ensino remoto diante da negligência da falta de imunização”, afirmou.

Luiz ainda esclarece que caso haja a previsão contratual de negar o acesso por falta de comprovação de vacina, o aluno que não se vacinou  levará faltas, podendo sofrer  a reprovação.

Quanto à comprovação vacinal de colaboradores, Luiz destaca que diferentemente do aluno, nada impede que restrições de acesso sejam impostas a outras pessoas. “Pode ser solicitado o comprovante de vacinação para pais, responsáveis, professores, colaboradores. Caso contrário, pode haver a proibição da entrada, já que isso não precisa estar presente no contrato de matrícula e a relação entre os colaboradores e instituição de ensino é guiada pelo Direito do Trabalho ou por leis específicas, para o caso dos pais ou responsáveis".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".