Pular para o conteúdo principal

100 anos de Rookmaaker; quem foi ele, mesmo? - por Jénerson Alves

 


Não foi uma nem duas vezes. Em encontros com amigos, quando começavam a cantar “Eu leio Rookmaaker” sempre alguém perguntava: “Quem foi esse, mesmo?” Pois bem, hoje (27 de fevereiro de 2022) completam-se exatos 100 anos do ‘Hans’, como era chamado pelos amigos.


Nascido em Haia, na Holanda, Rookmaaker se tronou cadete naval do exército holandês em 1939. Dois anos depois, com a Holanda sob o jugo de Hitler, Rookmaaker chegou a ser preso, mediante a justificativa de estar com literatura “antialemã”. Ele estava se relacionando com uma judia, chamada Hendrika Beatrix Spetter, com quem trocou cartas até 1942, quando a comunicação foi cessada. Apenas após solto, ao voltar à Holanda, Hans descobriu que sua amada e a família foram enviadas a Auschwitz.


Na solidão da prisão, Rookmaaker leu a Bíblia e converteu-se ao Cristianismo e foi apresentado à filosofia cosmonômica – a qual, entre outros fatores, é composta pela compreensão da ordem divina da criação. Pois bem. Após sair da prisão, em 1945, Rookmaaker se dedicou ao estudo das artes, onde aplicou essa cosmovisão, baseada em ideias de autores como Herman Dooyeweerd e Abraham Kuyper. Nesta perspectiva, Deus é percebido na beleza e no cotidiano, mediante a atribuição de significados que conectam o ser humano à realidade.


Nas palavras do próprio Rookmaaker, “(...) a arte não precisa de justificativa, ninguém precisa se desculpar por fazer arte. Os artistas não necessitam de justificativa, da mesma forma que os açougueiros, os jardineiros, os motoristas de táxi, os policiais ou as enfermeiras não precisam justificar com argumentos sagazes o porquê de estarem fazendo o seu trabalho. (...) O significado do trabalho está no amor a Deus e ao próximo”.


Para conhecer mais sobre o assunto, aconselho a adquirir a biografia ‘Rookmaker, arte e mente cristã’, de Laurel Gasque, e as obras de H. R. Rookmaker ‘A Arte Moderna e a Morte de Uma Cultura ‘ e ‘A Arte Não Precisa de Justificativa’, todas pela Editora Ultimato.



Jénerson Alves é jornalista e poeta



====

Referências:


ROOKMAAKER, H.R., A arte não precisa de justificativa. Trad. Fernando Guarany Jr.Viçosa, Mg. Editora Ultimato, 2010


ALMEIDA, Vinnícius. Hans Rookmaaker: cosmovisão cristã e uma perspectiva reformada das artes. Universidade Presbiteriana Mackenzie, Teologia. Disponível em <HANS_ROOKMAAKER_COSMOVISÃO_CRISTÃ_E_UMA_PERSPECTIVA_REFORMADA_DAS_ARTES> Acessado em 27.02.2022


PORTO, Allen. Resenha de ROOKMAAKER, H. R. A arte moderna e a morte de uma cultura. Viçosa, MG: Editora Ultimato, 2015. Disponível em <https://cpaj.mackenzie.br/wp-content/uploads/2020/01/Resenha-3-A-arte-moderna-e-a-morte-de-uma-cultura-H.-R.-Rookmaaker-Allen-Porto.pdf> Acessado em 27.02.2022


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".