Pular para o conteúdo principal

A mulher da sombrinha - por Eduardo Menezes

Lendas urbanas são histórias contadas de forma oral, em geral, é apresentada como um fato ocorrido com outras pessoas. Algumas vezes, essas histórias chegam a fazer parte do folclore de um determinado lugar.


E foi através de uma lenda urbana, figura do folclore catendense, que resultou num dos maiores blocos carnavalescos do interior do Estado de Pernambuco.


Encontrei nas anotações do ex-prefeito Renato Buarque de Macedo, registro que nos faz crer, ser sobre a Mulher da Sombrinha: 

“A propósito de José Leandro devo referir-me a lenda ou coisa que valha de certa visão que aparecia no povoado, isto é, a aparição de uma mulher de cabelos grandes, vestida de branco que fez muita gente correr de cabelos arrepiados, como aconteceu com o próprio Leandro, que por sinal, depois dessa passagem não era homem para contar história fiada. De muitos outros tenho ouvido esta mesma narrativa”. 


Notemos a ausência de uma sombrinha no relato de Macedo, apenas uma mulher de cabelos grandes, vestida de branco. A sombrinha pode ter sido um elemento acrescentado pelos relatos orais repassados de uma geração para outra.


A realidade é que, a Mulher da Sombrinha passou a fazer parte da vida dos catendenses, principalmente dos operários da extinta Usina Catende, quando largavam do turno da meia-noite. De vez em quando, um desses trabalhadores tinha a sorte, ou o azar, de se deparar com a tal mulher de cabelos loiros e com a sombrinha em uma das mãos. 


Seduzido e encantado com tamanha beleza, o homem passava a segui-la, até se dar conta que estava em frente ao Cemitério da Sagrada Família, desmaiando ou saindo correndo para casa.


No início do ano de 1983, a loja de móveis Santo Antonio, de propriedade da família de Jorge Benjamin, estava passando por uma reforma e por alguns dias, ficou sem porta, ficando a noite sempre um funcionário de guarda. Logo surgiram as conversas sobre assombrações, entre elas, a Mulher da Sombrinha. De imediato, Jorge que sempre foi um grande folião catendense, fundador de alguns blocos, teve a ideia de que a brincadeira entre os funcionários da loja para o carnaval daquele ano seria a temida lenda.


Fizeram então uma boneca com a cabeça de mamão e uma vela acesa dentro, uma estrutura de madeira em forma de cruz para dar forma ao corpo e usando meiões para fazer os braços. Em um sorteio prévio, fora sorteado Tomires Ramos para carregar a boneca. Por iniciativa de Jorge, uma vez que Tomires era considerado o mais medroso da turma, todos os papéis tinham seu nome.


E foi assim que à meia-noite, ou seja, as 00h do dia 12 de fevereiro de 1983, sábado de carnaval, saiu da Rua Pedro Cássio, próximo ao Colégio Mendo Sampaio, o primeiro desfile da Mulher da Sombrinha, com seus fundadores e um grupo de trinta pessoas, em tom de brincadeira, sem pretensão de um dia tornar-se algo grandioso.


A partir do ano seguinte, tendo como secretário de cultura o saudoso Marcos Catende, o governo municipal, tendo como prefeito à época, Odorico Freire, tomou para si a responsabilidade sobre o bloco, o que resultou no afastamento dos seus fundadores da organização. Posteriormente, a boneca passou a sair de dentro do cemitério. 


Atualmente, ela sai da Rua Joaquim de Lima, conhecida como Rua do SAAE, no sábado antecedente ao carnaval, percorrendo as principais ruas da cidade, acompanhada por orquestras de frevo, trios elétricos, ao som de hino próprio, composto por Marcos Catende.


Como toda boneca gigante que se preze, a Mulher da Sombrinha também tem seu parceiro para participar da folia, o boneco do Operário. 



Apesar de não possuir uma sede, estatuto ou registro em cartório, é hoje, a maior atração turística do município, conseguindo atrair milhares de pessoas. Além de ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco, através do Projeto apresentado pelo então Deputado Estadual Henrique Queiroz e sancionado pelo governador Eduardo Campos, através da Lei Estadual nº 13.840 de 14 de agosto de 2009.


Assim como em 2021, este ano o bloco não desfilará devido à pandemia do Covid-19.


Eduardo Menezes é escritor catendense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...