Pular para o conteúdo principal

Meta de zerar os lixões em Pernambuco deve ser alcançada até o fim deste ano





O estado de Pernambuco avança no objetivo de zerar os lixões, até o final deste ano (2022), em todo território pernambucano. A regularização da destinação dos resíduos sólidos já é uma realidade em 159, dos 184 municípios, além do Distrito de Fernando de Noronha que já descartam os resíduos de forma correta: aterros sanitários devidamente licenciados ambientalmente pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH ). Além disso, ainda existem três municípios onde a  destinação final está em avaliação (aterro controlado em recuperação).
De acordo com dados CPRH, nos últimos sete anos, quando foi  instituída a lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, houve uma redução de 82,17%nos  descarte incorreto dos resíduos sólidos. Para dar mais celeridade ao processo,  foi criado o Grupo de Trabalho Lixão Zero, formado pela CPRH, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), que vem realizando um trabalho de fiscalização e cobrança das gestões municipais.
A ideia, segundo o diretor de Licenciamento Ambiental da CPRH, Eduardo Elvino, além da cobrança da destinação adequada dos resíduos sólidos, é também permitir que os órgãos tenham mais agilidade na troca de informações técnicas, como relatórios e estudos, para embasar a atuação em prol da erradicação dos lixões em todo estado de Pernambuco.
O trabalho, realizado em conjunto, tem apresentado resultados positivos. Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos o número de municípios que destinam os resíduos sólidos em locais ambientalmente adequados, passou de 109 para 159, um acréscimo de 45,87%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".