Pular para o conteúdo principal

O bezerro de ouro - por Patrícia Oliveira

 "Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: 'O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra'". (1 Coríntios 10:7)


À primeira vista, os pecados que levaram os filhos de Israel à perdição não parecem ter nenhum motivo ou razão, mas um exame mais aprofundado revela que a raíz do problema era a falta de relacionamento com o Deus vivo e verdadeiro. Portanto, quando Moisés saiu de cena temporariamente para encontrar Deus no monte Sinai, o povo procurou algo para colocar em Seu lugar. Foi apenas uma questão de tempo para eles começarem a adorar um bezerro de ouro.


Ao analisar a situação mais profundamente, percebe-se que Moisés foi o primeiro ídolo do povo, e o bezerro de ouro, o segundo. Moisés era como Deus para eles, e quando ele partiu, o povo fez um deus à sua maneira.


Nós fazemos o mesmo quando remodelamos Deus com base em nossa própria imagem. Quando remodelamos Deus no estilo do século 21, quando tornamos Deus politicamente correto, quando alteramos Sua palavra para se encaixar nos princípios morais pervertidos de nosso tempo, isso se torna idolatria. Estamos remodelando Deus porque não estamos confortáveis com o que Ele diz. Nós não gostamos de Seus padrões. Portanto, se podemos refazer Deus à nossa imagem, vivemos da maneira que queremos e andamos do jeito que nos agrada.


Queremos uma "salada celestial" onde possamos transitar. Queremos escolher os atributos de Deus que mais nos agradam e deixar o resto para trás. É um "andar com Deus à la carte". Quando moldamos Deus e Sua palavra a nossa imagem e valores, isso se torna um ato de idolatria semelhante à criação do bezerro de ouro pelos filhos de Israel. 




Patrícia Oliveira é missionária

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...