Pular para o conteúdo principal

Alunas criam cartilha para incentivar combate ao bullying nas escolas

 





As instituições de ensino de todo o mundo enfrentam um dos maiores desafios da educação em todos os tempos: o bullying. Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o ambiente das escolas brasileiras é duas vezes mais suscetível ao bullying do que a média geral das escolas em 48 países, o que demonstra que as gestões escolares no Brasil precisam de atenção redobrada. Em abril,  Mês Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, alunos são envolvidos em diversas atividades alusivas ao tema. No Colégio GGE, com unidades em Caruaru, João Pessoa e na Região Metropolitana do Recife, um fanzine, ou revista para fãs, foi produzido.


A dupla de alunas Amanda Medeiros e Giovana Burgos, que cursam o  sétimo ano do Ensino Fundamental 2, surpreendeu ao desenvolver uma cartilha sobre o tema, durante participação no projeto GGE contra o Bullying. O material, além de explicar com linguagem acessível os conceitos de bullying, bullying na escola e cyberbullying, tem um caça-palavras com expressões opostas à prática para incentivar os alunos, uma entrevista com a psicóloga do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) e depoimentos de alunos de séries diferentes com a opinião deles sobre maneiras de combate ao bullying no ambiente escolar e familiar também. Além das alunas Amanda Medeiros e Giovana Burgos, o fanzine contou com a orientação e monitoria da professora de Português Suelen Gonzaga, da psicóloga Milena Lucena e da coordenadora pedagógica Julianna Martins. 


A psicóloga Milena Lucena destaca a importância da abordagem do tema, principalmente após a fase crítica da pandemia. “Falar do projeto é falar sobre respeito, limite, empatia e acolhimento. Durante o mês de abril, demos ênfase ao assunto por se tratar do Mês Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas. Sabemos que depois de tantos meses afastados do cenário escolar tradicional, nossas crianças e adolescentes voltam com certas demandas de adaptabilidade ao contexto e as próprias relações sociais. Estamos, diante de toda a necessidade que se apresenta, de olhos abertos e atentos às ações e intervenções que surgem entre os nossos alunos para que, desde o princípio, qualquer ato de violência, falta de respeito e desamor sejam trabalhados”. 


A especialista fala ainda da importância do envolvimento dos alunos na campanha de conscientização e da elaboração do Fanzine. “Acreditamos que um ambiente saudável para o estudo é aquele que nos permite ser quem somos, sem diminuição e sem discriminação. Ver nossas alunas desenvolvendo sua criatividade, a partir das nossas orientações, e se colocando como agentes multiplicadoras dessa mensagem é uma recompensa para o nosso trabalho. No GGE, prezamos muito pelo cuidado socioemocional dos nossos alunos durante todo o ano”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...