Pular para o conteúdo principal

Alunas criam cartilha para incentivar combate ao bullying nas escolas

 





As instituições de ensino de todo o mundo enfrentam um dos maiores desafios da educação em todos os tempos: o bullying. Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o ambiente das escolas brasileiras é duas vezes mais suscetível ao bullying do que a média geral das escolas em 48 países, o que demonstra que as gestões escolares no Brasil precisam de atenção redobrada. Em abril,  Mês Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, alunos são envolvidos em diversas atividades alusivas ao tema. No Colégio GGE, com unidades em Caruaru, João Pessoa e na Região Metropolitana do Recife, um fanzine, ou revista para fãs, foi produzido.


A dupla de alunas Amanda Medeiros e Giovana Burgos, que cursam o  sétimo ano do Ensino Fundamental 2, surpreendeu ao desenvolver uma cartilha sobre o tema, durante participação no projeto GGE contra o Bullying. O material, além de explicar com linguagem acessível os conceitos de bullying, bullying na escola e cyberbullying, tem um caça-palavras com expressões opostas à prática para incentivar os alunos, uma entrevista com a psicóloga do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) e depoimentos de alunos de séries diferentes com a opinião deles sobre maneiras de combate ao bullying no ambiente escolar e familiar também. Além das alunas Amanda Medeiros e Giovana Burgos, o fanzine contou com a orientação e monitoria da professora de Português Suelen Gonzaga, da psicóloga Milena Lucena e da coordenadora pedagógica Julianna Martins. 


A psicóloga Milena Lucena destaca a importância da abordagem do tema, principalmente após a fase crítica da pandemia. “Falar do projeto é falar sobre respeito, limite, empatia e acolhimento. Durante o mês de abril, demos ênfase ao assunto por se tratar do Mês Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas. Sabemos que depois de tantos meses afastados do cenário escolar tradicional, nossas crianças e adolescentes voltam com certas demandas de adaptabilidade ao contexto e as próprias relações sociais. Estamos, diante de toda a necessidade que se apresenta, de olhos abertos e atentos às ações e intervenções que surgem entre os nossos alunos para que, desde o princípio, qualquer ato de violência, falta de respeito e desamor sejam trabalhados”. 


A especialista fala ainda da importância do envolvimento dos alunos na campanha de conscientização e da elaboração do Fanzine. “Acreditamos que um ambiente saudável para o estudo é aquele que nos permite ser quem somos, sem diminuição e sem discriminação. Ver nossas alunas desenvolvendo sua criatividade, a partir das nossas orientações, e se colocando como agentes multiplicadoras dessa mensagem é uma recompensa para o nosso trabalho. No GGE, prezamos muito pelo cuidado socioemocional dos nossos alunos durante todo o ano”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".