Pular para o conteúdo principal

Liz Valente: “A arte naturalmente cria pontes entre as pessoas”

 

Cantora, compositora, desenhista, arquiteta. Liz Valente possui múltiplas faces artísticas, que apontam para a condição humana e a eternidade. Nesta entrevista, ela conta um pouco da sua trajetória e dos seus sonhos. Confira:






Você é uma multiartista, que compõe, canta, desenha e tem vários outros talentos. De onde vem essa pluralidade de performances?

Cada pessoa é sua própria pluralidade, acontece que eu achei vários escapes no campo artístico. Demorei para entender que sou uma artista generalista, por muitos anos vivi uma certa ansiedade por escolher um meio apenas música ou desenho ou teatro ou escrita..etc. mas estou em paz com o fato que há espaço no mundo também para os generalistas. 


Minha trajetória artística começou na faculdade quando escrevi e atuei em uma peça de teatro chamada "Eu em quatro pessoas"; tomei gosto e acabei escrevendo e atuando em outras três peças. O teatro é legal porque ele une todas as linguagens. Desde o cenário, as roupas e maquiagens, até o texto, a declamação, a música, tudo. Algumas músicas do álbum Pipa Amarela foram escritas originalmente para o enredo das peças como o caso de 'Duas Pernas' e 'Último Abraço'.





Um trabalho recente de sua lavra é o Calendário Litúrgico Cristão Ilustrado. Como surgiu a ideia e qual a importância de manter em mente os eventos cristãos anuais?

A ideia surgiu a pedido de uma amiga, ela queria um Calendário Litúrgico ilustrado e na internet não estava encontrando. Tenho aprendido muito com essa contagem do tempo. Na minha infância eu morei um tempo no Canadá onde as estações climáticas são muito delimitadas, pensar em estações é algo que o Senhor embutiu na natureza, o calendário Litúrgico cristão é uma ferramenta poderosa para nos auxiliar a percorrer a história da redenção anualmente com alegria e ritmo.



Em 2015, algumas músicas suas fizeram parte do espetáculo ‘Abraço: nunca estaremos sós’, da Dispersos Companhia de Teatro, de Recife. Qual o sentimento de ver seu trabalho inspirando outras artes?

Eu fiquei muito feliz na época e fico muito feliz sempre que revisito os vídeos do espetáculo. Esses desdobramentos são uma alegria enorme!



Na sua visão, como a arte pode influenciar positivamente para a expansão do Reino de Deus?

A arte naturalmente cria pontes entre as pessoas, ela oferece uma forma de comunicação de ideias que se vale das emoções e da linguagem poética. Não é atoa que o maior livro da Bíblia seja um livro de poemas. Precisamos disso. 



Você lançou o álbum ‘Pipa Amarela’ em 2013, que foi alvo de muitos elogios. Quais os seus próximos projetos artísticos?

Depois da maternidade, os meus ritmos de produção diminuíram. Eu continuo compondo muito, e tenho várias músicas guardadas. Aos poucos tenho lançado singles, lancei Simplicidade (2021), Meu lugar no mundo (2022), e pretendo continuar produzindo minhas músicas em um compasso possível. Há poucos anos comecei um Instagram onde posto orações ilustradas, foi o meio que encontrei de continuar lançando criações artísticas no meio da minha vida comum. Eu ainda quero fazer mais uma peça de teatro, talvez mais pra frente, mas no momento o plano são as orações e as músicas a conta gotas. 


Fonte: Blog do Jénerson Alves 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...