Pular para o conteúdo principal

Catende: a terra dos escritores e escritoras de Pernambuco – por Zeca Ribeiro

 

Hoje dia 11 de Setembro, é um dia solene e festivo. Dia da emancipação política de nosso município, 94 anos.


Hoje poderíamos lembrar os tempos áureos e de pujança econômica da antiga Usina Catende. Do industrial e mecenas, o Sr. Antônio Ferreira da Costa Azevedo “O Tenente“. Do Aeroclube de Catende, que emitia brevê de avião para piloto amador. Do Cine Teatro Diamante, com suas 1321 poltronas e sessões de cinema lotadas, com filmes épicos: Os 10 mandamentos, Sansão e Dalila, El Cid, Os Canhões de Navarone, o Duelo de Titãs, Um Passo a Eternidade, Teorema, os seriados, O Gordo e o Magro, ADraga de Salomão e etc.


Do artista plástico Zé Adir que ganhou o prêmio nacional do Banco Itaú Cultural. Do escritor José Luiz Passos, que ganhou o prêmio Nacional Brasil Telecom. Da banca de jornais e revistas “AMERFIL“. Do Tiro de Guerra 246, hoje 07-012.


Mas vamos reverenciar no dia de hoje, os escritores e escritoras vivos e imortais de nosso município: Pelópidas Soares, Aristóteles Soares (dramaturgo), Gasparino da Mata, José Luiz Passos, Melchiades Montenegro, Eduardo Menezes, Marcos Carneiros, Natalício Araújo, Fernandinho Beltrão, Laércio Lins, Sebastião Lôbo, Marcelo Christian, Josibias Silva, Gilberto Fábio, Zé Ripe, Vilmar Carvalho, Bartyra Soares, Maria Lúcia López, Elita Ferreira (esposa do dono da Editora Bagaço, que em vida escreveu 33 livros), Luzinete Laporte, Ana Lúcia Maranhão, Conceição Ramos, Maurício Melo Júnior, Leda Oliveira, Elias Vitalino, Murilo Crespo, Jordão Emerenciano (patrono do Arquivo Público Estadual),Carlos Gaiza autor do livro A mulher da Sombrinha, entre outros.


A biblioteca pública municipal de Catende, com 70 anos de existência e que nunca teve uma sede fixa, durante esses anos, funcionou no prédio da maçonaria da Rua 15 de Novembro, no prédio na Câmara de Vereadores e atualmente está funcionado no prédio da Casa Paroquial. Em anos recentes, pensaram em fechar a biblioteca municipal, por conta do advento da Internet, seria um ato de insanidade cultural.


A maior biblioteca do mundo tem um acervo de 250 milhões de livros, está toda digitalizada, mas funciona todos os dias para leitura e pesquisa presencial, a Biblioteca do Congresso Americano. No Brasil os tempos estão difíceis e bicudos do ponto de vista econômico, mas nunca deixou de existir emenda parlamentar, Emenda Pix e editais eletrônicos da cultura que são fontes de captação de recursos do poder público, para construirmos uma sede fixa para a Biblioteca Pública Municipal de Catende. E como estamos no Século XXl, com uma pequena sala de pesquisa multimidia.


Felicitações a todos e todas nesse dia memorável de nossa história.




Catende, 11 de setembro de 2022.



Por: Zeca Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem