Pular para o conteúdo principal

O Irmão André, a Porta e suas Metáforas – por Jénerson Alves

 




Mais do que uma peça de junção e disjunção de espaços, a porta possui múltiplos significados. Vinicius de Moraes escreveu no famoso poema “(…) não há coisa no mundo / mais viva do que uma porta”. Ela metaforiza aberturas e fechamentos, inícios e fins, público e privado, obstáculos e travessias.


Nosso Senhor utilizou tal simbolismo para Se referir a Si próprio. “Eu Sou a porta”, disse, conforme registrado no décimo capítulo do Evangelho de São João. O Cristo representa o elo entre o céu (a perfeição) e a terra (a imperfeição).


Certamente por admirar essa Porta, o holandês Anne Van der Bijl iniciou há décadas uma instituição chamada Portas Abertas, com a proposta de servir a cristãos perseguidos sob regimes autoritários. O começo desse trabalho foi em 1955, quando descobriu cristãos carentes de Bíblias sob a Cortina de Ferro na Polônia. O Irmão André, como se tornou mundialmente conhecido, dedicou a vida para tornar conhecida a mensagem de amor trazida pelo Evangelho, inclusive com o seu lendário Fusca. A metáfora da Porta se transformou em uma verdade encravada em sua existência. Essa história é contada em detalhes no livro ‘O Contrabandista de Deus’, uma autobiografia que foi traduzida para 35 idiomas e registra mais de 10 milhões de cópias vendidas.


O Irmão André faleceu no dia 27 de setembro, aos 94 anos, deixando um legado inesquecível. Ele sempre dizia: Nossa missão se chama Portas Abertas porque acreditamos que todas as portas estão abertas, em todo o tempo e em qualquer lugar. Eu literalmente acredito que toda porta está aberta para ir e pregar o evangelho, desde que você esteja disposto a ir e não esteja preocupado em voltar”. 


Hoje, vemos um Ocidente cada vez mais secularizado, materialista e ateísta, convivendo com um Cristianismo nominal, os passos do Irmão André apontam para uma outra realidade, que vai além do nosso cotidiano nauseado. Faz lembrar de mais uma metáfora apresentada pelo Cristo: “Eis que estou à porta e bato…” (Apocalipse 3:20).


Texto: Jénerson Alves

Foto: Divulgação



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...