Pular para o conteúdo principal

O tempo não-cronológico - por Jénerson Alves

 



Clarice Lispector confessou que, em sua escrita, tentava “captar a quarta dimensão do instante-já que de tão fugidio não é mais porque agora tornou-se um novo instante-já que também não é mais”. É uma constante busca de um tempo não-cronológico, mas elástico, algo que praticamente toca na eternidade.


Essa não é uma perspectiva recente. Os gregos já diziam que havia o ‘chronos’, ou seja, o tempo calculado, e o ‘kairós’, o tempo oportuno. O primeiro seria medido em números; o segundo, em significados.


A Arte tenta eternizar o ‘kairós’. Em uma crônica, Clarice Freire enxerga o Tempo, reclama com ele e, por fim, toma um cafezinho com ele, ao lado da mãe e da avó. Há algo de metafísico no trivial, no comum, no cotidiano. E quem tem olhos de artista consegue enxergar.


Aliás. Artista não apenas enxerga, mas ouve, toca, cheira… Lembro-me que, em um caderno de esboços, a pintora sueca Gerda Roosval-Kallstenius escreveu: “Arte – uma espécie de atividade humana livre (= autodeterminante), que visa reproduzir ou preservar uma sensação percebida como bela”. É isso o que ela consegue fazer, por exemplo, no autorretrato ‘Jacinto Azul em Paris’. Através da pintura, é quase possível tocar na flor, sentir seu aroma e, principalmente, comungar da sensação de quem é retratada na cena.


Texto: Jénerson Alves

Imagem: Jacinto Azul em Paris, autorretrato, por Gerda Roosval-Kallstenius




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".