Pular para o conteúdo principal

Lutero também foi poeta - por Jénerson Alves

 


Um dos principais expoentes da Reforma Protestante, Martinho Lutero, também deixou um legado literário. Ele escreveu vários hinos, dos quais sem dúvida ‘Castelo Forte’ é o mais famoso. A obra presente nos mais importantes hinários das igrejas cristãs oriundas da Reforma, apresenta Deus como fortaleza, em uma clara alusão ao Salmo 46.


Embora muitos digam que a composição foi feita quando o ex-monge estava exilado no Castelo de Wartburg, os biógrafos assinalam que o hino foi escrito em 1527 – portanto, cinco anos após esse fato. Além deste, hinos como ‘Das profundezas eu clamo a Ti’, ‘No meio da vida’, ‘Cristo Jesus jaz nas fortes amarras da Morte’ e ‘Uma nova canção aqui começará’ também foram escritos pelo teólogo.


A partir dessa iniciativa, ele propiciou a criação do hinário em alemão, bem como do Catecismo e da Bíblia. Vale mencionar que esse trabalho forneceu a base para o desenvolvimento da literatura alemã. Isso porque, ao contrário dos idiomas neolatinos, a língua alemã não dispunha do substrato erudito do idioma de Cícero. Na época da Reforma, os alemães se comunicavam por meio de vários dialetos.


Em um artigo publicado na extinta revista Entre Livros, o professor Helmut Galle explica: “Antes do processo iniciado pela reforma de Lutero não existia propriamente uma ‘língua alemã’. Os dialetos do alto alemão representaram, no início da época moderna, um certo estado de transformação para o que atualmente se denomina alto alemão novo, para distingui-lo das formas anteriores, do alto alemão antigo (750-1050) e do alto alemão médio (1050-1350) – que são abstrações científicas dos dialetos falados na realidade histórica, coincidindo mais ou menos com a alta Idade Média e a Idade Média plena”.


Assim, o poeta Reformador produziu um substrato que repercutiu (e ainda repercute) na historiografia literária daquele país, que também gerou nomes como Herder, Goethe, Kant e, mais recentemente, Hesse e Kafka.



Jénerson Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...