Pular para o conteúdo principal

Aquela faminta e atra mulher - por Jénerson Alves

 



O ano de 2022 está indo embora, levando consigo, ‘no apagar das luzes’, o Rei do Futebol. Outras personalidades também partiram ao longo dos últimos 12 meses, como a Rainha Elizabeth II, a escritora Nélida Piñon, a cantora Gal Costa, o cineasta Jean-Luc Godard, a atriz Claudia Jimenez, o humorista Jô Soares, o cantor Rolando Boldrin, a escritora Lygia Fagundes Telles, a pastora Ludmila Ferber, o cronista Arnaldo Jabor, a cantora Paulinha Abelha e o filósofo Olavo de Carvalho.


Distante das manchetes jornalísticas, também houve perdas. Viúvas lamentaram, órfãos choraram, netos derramaram prantos. A Morte, chamada por Augusto dos Anjos de “faminta e atra mulher”, possui uma fome insaciável. E democrática. Ela não distingue posições políticas, cor da epiderme, posição social ou origem regional. “O caixão negro não dispensa passageiro”, canta o poeta cearense Francisco Emídio.


Eu fui um dos tantos que choraram a perda de entes queridos neste ano. Às vezes, pranteio sem lágrimas, mas com o coração a pandarecos. A morte de outro é um pouco nossa. Ela é uma parada derradeira que aguarda a todos. Perante o cortejo funéreo, toda despedida é um “até logo”; mais dia ou menos dia, seremos nós que estaremos com os olhos fechados e o corpo em putrefação.


Na famosa novela de Tolstoi, em seus últimos segundos Ivan Ilitch diz de si para si mesmo: “A morte está acabada; não existe mais”. Meu desejo é, ao chegar minha hora, encontrar-me com Aquele que disse: “Ego sum resurrectio et vita: qui credit in me, etiam si mortuus fuerit, vivet”.



Texto: Jénerson Alves

Imagem: Morte e a Donzela, de Egon Schiele



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem