Pular para o conteúdo principal

A evolução dos justos - por Charles Luciano Gomes da Silva

 


“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Provérbios 4.18)


Precisamos inicialmente definir alguns termos presentes nesse riquíssimo versículo:

“vereda”, é uma palavra polissêmica, isto é, possui mais de uma acepção; pode significar tanto de maneira literal uma trilha ou caminho pelo qual transitamos frequentemente, bem como pode referir-se ao nosso modo de viver e agir, entre outras definições.

Os “justos”, biblicamente são aqueles que seguem a justiça e agem com honestidade e retidão.

“A luz da aurora”, essa expressão que o monarca, poeta e escritor Salomão pôs no seu texto, diz respeito àquela claridade inicial que vemos no céu, pouco tempo antes do aparecimento do sol, a qual indica o começo do dia.

Definidos os principais termos e expressões contidos no verso, podemos agora entender com clareza a partir da linguagem poética utilizada, o que o filho sucessor de Davi queria dizer.

Assim como aparece do esplêndido céu, principiando o dia, uma claridade relativamente fraca que aos poucos vai tornando-se cada vez mais forte com o passar das horas, culminando ao meio-dia, com aquele forte fulgor característico, semelhantemente ocorre com os justos, mais precisamente com o seu modo de agir, com a sua vida.

Obviamente ninguém nasce sabendo nem fazendo tudo, começamos a nossa caminhada como neófitos ou “bebês espirituais”, paulatinamente vamos melhorando, mudando, evoluindo, alimentando-se com a palavra de Deus (1 Pedro 2.2), crescendo na graça e no conhecimento (2 Pedro 3.18), santificando-se (Hebreus 12.14) e desenvolvendo os nossos dons e talentos, quando a certa altura da vida nos vemos dando frutos para o reino de Deus, sentindo-nos maduros, experientes, idôneos, influenciadores, enfim, agora não mais “crianças na fé”, mas possuidores de uma considerável bagagem.

Portanto, busquemos em Deus a nossa evolução, porque também é para a glória dele todo o crescimento, orando, estudando a Bíblia Sagrada, cultuando, praticando as leis divinas, ouvindo sábios conselhos, em suma, entrosando-se com as coisas lá de cima. Podemos notar uma pessoa madura e evoluída pelos seus atos e comportamentos diante das situações seculares. Muitos consideram-se sábios, mas pelo modo de agir demonstram ser na verdade tolos ou no mínimo infantis. Melhor do que abarrotarmos a nossa mente com conteúdo bíblico, do que lermos tão somente para batermos recordes de leitura da mesma, ponhamos dedicadamente em prática o muito ou o pouco que já aprendemos, pois sábio é aquele que pratica, que faz bom uso do saber adquirido e não quem meramente conhece. Que a sabedoria seja o nosso alvo, Jesus seja o nosso maior exemplo e as Santas Escrituras sejam a base e a mola propulsora do nosso desenvolvimento.





Charles Luciano Gomes da Silva, reside na cidade de Catende/PE. É Bacharel em Teologia, Capelão, Escritor, Contista, Aldravianista, Poeta e Compositor Musical, autor de cerca de 150 composições inéditas e de 30 livros. Tem participado de diversos concursos literários, sendo inclusive premiado, e suas poesias e textos fazem parte de diversas antologias e revistas espalhadas pelo Brasil afora. 


REDE SOCIAL: INSTAGRAM:

https://www.instagram.com/escritor_brasileiro/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...