Pular para o conteúdo principal

Volta às aulas: Entenda do que se trata a anuidade escolar e como deve ser cobrada

Um dos períodos mais importantes para as instituições educacionais é vivenciado no início do ano. Isso porque, este é o momento da renovação de matrículas e chegada de novos alunos para as escolas e isso implicará no início de um novo ciclo da anuidade escolar. A anuidade escolar nada mais é do que valor atribuído do contrato de matrícula que será correspondente àquele ano letivo. E cada escola pode escolher como essa anuidade será quitada, de acordo com o advogado especialista em direito educacional, Luiz Tôrres Neto. “Cabe à instituição definir como esse contrato será celebrado, podendo parcelar o valor para os pais, com parcelas iguais a cada mês, pedir o valor por semestre ou integral. O principal ponto é que a escolha esteja discriminada no contrato de matrícula”, destacou.



Ainda de acordo com o advogado, um caso bastante corriqueiro acontece quando os pais ou responsáveis só inserem o estudante na instituição após o período regular de matrícula, de fevereiro em diante. O advogado explica que o valor correspondente aos meses já passados também deve ser incluído na anuidade, independente de quando a matrícula for feita. “O pai não pode deixar de pagar, por exemplo, os meses de janeiro e fevereiro, se o estudante só ingressar na instituição a partir de março. A instituição pode escolher pedir os meses que já passaram no ato da assinatura do contrato, diluir nos meses seguintes, ou de outras formas, mas o valor será pago correspondente a todo o ano e não apenas aos meses em que o estudante esteve na escola.”Lembrando, que as instituições não podem pedir calções visando garantir o cumprimento do contrato de matrícula. “A instituição pode fazer uma consulta ao histórico de pagamento do contratante, neste caso os pais ou responsáveis, para a celebração do contrato de matrícula”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...