Pular para o conteúdo principal

A relação entre o temor a Deus e a Sabedoria - por Charles Luciano Gomes da Silva

 

“O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” (Provérbios 1.7)


A expressão “temor do Senhor”, somente no livro dos Provérbios, aparece pelo menos umas onze vezes; por essa recorrência notamos a sua importância. “Temor” inicialmente pode significar “medo ou pavor”, quando tratamos do relacionamento com Deus ou com os deuses, isto é, a divindade é tão poderosa que temo desobedecê-la, ou transgredir suas leis. Uma outra definição para “temor” é “respeito, reverência”, entre outros sinônimos.

Dando prosseguimento à leitura do versículo, deparamo-nos com os termos “saber” e por conseguinte “sabedoria”. Alguns desprevenidos têm as palavras “sabedoria e conhecimento” como sinônimas, entretanto, há uma grande diferença entre ambas. Podemos considerar assim: todo sábio possui conhecimento, mas nem todo aquele que possui conhecimento é um sábio.

O conhecimento é um mero acúmulo de informações, obtido pelo estudo, já a sabedoria é o bom uso dessas informações. Em (1 Coríntios 12.8) o apóstolo Paulo fala dessas duas capacidades, como dois dons ofertados pelo Espírito Santo.

O termo “princípio” que encontramos no verso em tela, é o mesmo que se encontra em (Gênesis 1.1). Princípio é começo, início, pontapé inicial.

Que importância teremos se nossa mente estiver apenas abarrotada de informações, e por outro lado, não fizermos uso desse conhecimento para benefício próprio, para favorecermos o nosso próximo, ou então para o bem do reino de Deus? Será indubitavelmente debalde. Tornar-se-á uma mera ostentação que alimentará a nossa ufanação e egolatria. Para endossar, o apóstolo Tiago escreveu em sua única carta: "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." (Tiago 4.17)

A séria recomendação bíblica é: tema a Deus e demonstre que és um sábio! Muitos querem revelar seus dotes psíquicos, seu quociente intelectual, suas habilidades, sua hiper memória, decorando extensos textos da Bíblia, ou enormes sermões famosos, ou então frases de algumas celebridades. Mas a retumbante voz nos diz: apenas tema a Deus! Respeitemos a sua transcendência, percebamos a sua grandeza, tenhamos cuidado com o que pensamos, falamos ou buscamos. Ele merece total atenção, sua casa é lugar de oração, e o seu nome não deve ser citado em vão.




Autor: Charles Luciano Gomes da Silva reside na cidade de Catende/PE. É Bacharel em Teologia, Capelão, Escritor, Contista, Aldravianista, Poeta e Compositor Musical, autor de cerca de 150 composições inéditas e de 30 livros. Tem participado de diversos concursos literários, sendo inclusive premiado, e suas poesias e textos fazem parte de diversas antologias e revistas espalhadas pelo Brasil afora. 


REDE SOCIAL: INSTAGRAM:

https://www.instagram.com/escritor_brasileiro/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem