Pular para o conteúdo principal

Educação Pública no Brasil: o Problema é Falta de Dinheiro? - por João Antônio

 

Já há muitos anos se noticia o distanciamento entre os níveis de qualidade na educação privada e na escola pública. Esse abismo está aumentando, conforme se verifica historicamente nas publicações dos resultados do PISA*.


Aqui em Caruaru, por exemplo, não é incomum anualmente, que o Colégio Diocesano ostente orgulhoso inúmeros alunos aprovados em medicina, direito, engenharias e em outros cursos concorridos nas mais tradicionais universidades públicas do estado. Assim também ocorre em outras cidades pelo Brasil afora.


Também não é incomum que, quando um aluno de uma escola pública passa num desses cursos, seja anunciado e alardeado pela imprensa como algo extraordinário: afinal, realmente é excepcional (ou seja, exceção) que alunos de escolas públicas conquistem vagas em cursos mais concorridos.


Muito se justifica que a causa desta discrepância seja a falta de investimento dos governos na educação, em especial, a educação mais básica.


Esta alegada "falta de investimento" acaba sendo o mote para que esse montante seja todo (ou em grande parte) destinado (adivinhem) ao pagamento dos próprios servidores que replicam esta narrativa, sem a devida contrapartida prévia.


Resumidamente, se você não pegou o gancho, é "a educação pública no Brasil é ruim porque ganhamos pouco" ou, como dedução, "a educação privada é melhor que a pública porque eles têm mais dinheiro".


Há três pontos a mencionar aí nesta lógica:


(A) Se é verdade que "só é ruim porque precisamos de mais dinheiro", então não há incentivos para o ruim melhorar... porque MANTER-SE RUIM sempre vai ser argumento para PEDIR MAIS DINHEIRO. Basta que NUNCA melhore para que haja justificativa para SEMPRE pedir mais dinheiro.


(B) Injetar mais dinheiro numa educação que É RUIM na esperança de que ela SE TORNE BOA por causa deste dinheiro é, em poucas palavras, uma APOSTA. É premiar quem está (ou é) ruim na vã esperança de que ela se torne boa (se tivermos sorte).


(C) Há muitos (sim, MUITOS) casos em que professores ganham MAIS na rede pública que na rede privada e, mesmo assim, seus alunos nas escolas privadas se saem melhor em médio e longo prazo... Este ponto, em especial, é A REALIDADE atropelando a narrativa.


Com este texto, eu NÃO ESTOU DIZENDO que a educação no Brasil tem dinheiro de sobra, ou que se investe o suficiente, ou que o estado já está pagando tudo o que pode. A questão aqui não é QUANTO, mas COMO e, mais importante, PARA QUE o investimento é feito.


FALTAM INCENTIVOS (certos) para a educação pública melhorar. Incentivos que professores, funcionários e escolas da rede privada conhecem bem. Vamos elencar alguns deles no intuito de, quem sabe, abrir um pouco a sua mente para aquilo que acredito ser um possível conjunto de providências interessantes.


Mas isto, meu amigo leitor, minha amiga leitora, é assunto para outro dia... meu próximo texto virá em breve.


Fique com Deus,


João Antonio é professor há mais de 25 anos.


*PISA é o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, realizado a cada 3 anos, pela OCDE. Ele testa conhecimentos de Linguagem, Matemática e Ciências.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...