Pular para o conteúdo principal

O encontro com outras pessoas pelo caminho... - por Guilherme Filho

 


Esteja direcionado para que Deus o direcione em seu caminho para encontrar outras pessoas. 


O melhor sermão não é o que é pregado ou ouvido, mas o que é "vivido" em tempo real com pessoas reais diante de um mundo muito real. E aí é que reside o nosso testemunho mais eficaz em aceitar o convite de seguir a Jesus. Reflita um pouco nesse evento milagroso no livro de Atos em que Pedro e João se aproximaram do templo em Jerusalém (Atos 3:1-10). Quando estavam para entrar no templo, encontraram um coxo que diariamente pedia esmola aos que  cruzavam seu caminho. Sabemos que esse homem foi curado milagrosamente pelos apóstolos, mas o que me intriga é o que eles disseram ao mendigo  naquele momento. O versículo 4 diz: "E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós". Essa situação é muito diferente da atitude das outras pessoas que passavam correndo por esse homem apressadas para cumprir suas obrigações religiosas, aparentemente importantes. Ao fitar os olhos nesse indivíduo, Pedro e João chamou a atenção dele e ofereceu-lhe dignidade. Com quem Pedro e João aprenderam esse método de lidar com as pessoas que cruzavam com eles no caminho da vida? Eles aprenderam Daquele que nos oferece o caminho para segui-Lo, não apenas através de palavras, mas por meio de exemplos práticos de como lidar com aqueles que cruzaram Seu caminho.


Às vezes, podemos estar espiritualmente impedidos de permitir que a luz de Cristo brilhe através de nós em uma sociedade cada vez mais sombria. E podemos até estar perguntando: "Por  onde começo, e isso terá realmente um impacto?" Podemos extrair exemplos preciosos  Daquele que declarou o seguinte: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida" (João 14:6). Vamos refletir sobre esse convite de segui-Lo, levando em conta quatro passos práticos de como Jesus lidou com aqueles que cruzavam Seu caminho. Descobriremos que essas escolhas feitas nesses momentos fugazes de encontro são as que realmente fazem diferença em um viver semelhante ao de Cristo.

Primeiro, aceite sua esfera de influência pessoal. Sejamos espiritualmente realistas quanto ao que somos capazes de fazer. Deus nos concedeu um ambiente repleto de ocasiões para dar nosso testemunho pessoal do  fato de Cristo viver em nós. Segundo, aproxime-se das pessoas com um coração cristão. As nossas palavras e ações determinarão que estamos plantados em Cristo; os frutos produzidos, alimentarão  muitas vidas famintas. Terceiro, concentre-se no que Jesus fez por aqueles que cruzaram Seu caminho. Jesus abraçou a todos sem distinção, sem preconceito. Ensinou o caminho do Reino de Deus. Quarto, agradeça a Deus por qualquer pessoa que cruzar o seu  caminho. É uma grande oportunidade de anunciar as Boas Novas do Evangelho, curar as feridas, enxugar os prantos do necessitado!


Guilherme Filho é professor e psicanalista clínico, articulista e estudante das Escrituras. Maraial - PE.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...