Pular para o conteúdo principal

Uma estupidez chamada "Lugar de Fala" - por João Antônio

 


Vivemos em uma época delicada e muito prejudicial para a troca saudável de ideias. A lógica argumentativa e, consequentemente, a evolução do pensamento crítico são diuturnamente agredidas sem pudor por ditadores autoritários que se auto identificam como "defensores do amor e da democracia", os "amorosos trans" – destiladores de ódio "do bem".


Dentre as inúmeras imbecilidades criadas e propagadas pela galerinha do "ninguém solta a mão de ninguém", está o famigerado "Lugar de Fala" (que eu costumo chamar, carinhosamente, de "Lugar de Cala").


Não é incomum, durante discussões (normalmente acaloradas) com algum partidário das ideias woke (a "galerinha paz e amor"), que se invoque a "carta super-trunfo-coringa-Saitama-Goku-Batman" do Lugar de Fala.


Defendido contundentemente por aqueles que dele fazem uso indiscriminado e inconsequente, o lugar de fala é apresentado como uma espécie de "argumento de autoridade", com o suposto intuito de demonstrar propriedade e capacidade de quem o invoca diante de seus debatedores (nós) porque, também supostamente, não teríamos autoridade e/ou capacidade necessárias para opinar.


Mais enganador que isso, só a lorota de que no Brasil há mais de 120 milhões de pessoas passando fome.


Ao invocar o argumento de lugar de fala, um debatedor, quase sempre perdendo o debate, tem a intenção clara de invalidar o argumento de seu oponente CALANDO-O, já que não consegue rebatê-lo com lógica.


Lugar de Fala é um coringa. Pode ser usado em qualquer situação, como em "não tenho lugar de fala sobre racismo porque não sou negro", "não tenho lugar de fala sobre aborto porque não sou mulher", "não tenho lugar de fala sobre saúde pública porque eu uso plano de saúde".


A busca pela Verdade nos obriga a debater, questionar, falar e ouvir. A busca sincera pela Verdade só pode ser feita se estivermos dispostos a nos arriscar a mudar de opinião. E mudar de opinião, muitas vezes, dói. Deixar-se convencer por argumentos lógicos bem construídos é difícil, mas é engrandecedor!


"Lugar de Fala" é, somente, o ardil dos incapazes para tapar os próprios ouvidos a ideias que lhes são agressivas só porque destroem suas crenças e dogmas, coisa que eles não conseguem suportar (e não têm capacidade para rebater).


Se você que me lê agora costuma usar este artifício estúpido, pare! É lamentável que haja pessoas que acham que Lugar de Fala é um argumento válido!


Se você que me lê agora costuma enfrentar gente que usa este expediente imbecil, escolha melhor suas lutas. É preciso combater os BONS combates. Quem usa "Lugar de Fala" é tão merecedor de seu desprezo quanto quem fala "meus pronomes são...".



João Antonio é professor há mais de 25 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...