Pular para o conteúdo principal

Neurocirurgião alerta sobre lesões na coluna cervical ocasionadas por acidentes de trânsito

 Embora as vítimas possam sofrer ferimentos em quase todas as partes do corpo durante um acidente de carro, os relacionados à coluna geralmente são os mais graves. Estima-se que mais de 35% dos acidentes rodoviários originam lesões na coluna cervical, todos os anos. Além disso, a ingestão de bebidas alcoólicas tem sido um alerta para a população, lembrando que esse tipo de acidente é o fator responsável de um a cada quatro lesões da coluna vertebral. 

De acordo com o neurocirurgião, Dr. Abraão Ximenes, as lesões na coluna cervical são muito frequentes nos acidentes de moto e as suas consequências podem variar desde dores a déficits graves como a paralisia nos membros (tetraparesia ou tetraplegia) e dificuldade para respirar.  

“Os sinais e sintomas de lesão na coluna incluem dor e rigidez no pescoço, ombros e costas, eventualmente irradiada para os membros; alterações da sensibilidade como formigamento, dormência, diminuição da força nos braços ou pernas; dificuldades respiratórias e/ou perda de controle da bexiga e intestinos”, explica. 

De todas as lesões da coluna vertebral que podem ocorrer durante um acidente de carro, o chamado de mecanismo de aceleração-desaceleração cervical - o efeito chicote - acontece quando, devido ao impacto, o pescoço vai subitamente para frente ou para trás. A maioria das pessoas considera isso uma lesão no pescoço, o que geralmente é verdade, mas também pode afetar a coluna vertebral. Às vezes, as vítimas também sofrem vários ferimentos na coluna, o que pode agravar as complicações de seus ferimentos no pescoço. 

A coluna vertebral é composta por várias vértebras – invólucros ósseos que abrigam e protegem a medula espinhal. Discos repletos de uma substância gelatinosa entre as vértebras evitam o atrito entre elas. Infelizmente, um acidente de carro pode fazer com que estes discos se desloquem ou mesmo se rompam. Se isso acontecer, a vítima pode apresentar ruptura ou hérnia de disco. Os sintomas geralmente incluem dormência e dor irradiada por áreas específicas do corpo (geralmente os membros). 

O cuidado conservador pode corrigir o problema (repouso e fisioterapia), mas a cirurgia pode ser necessária em casos mais graves. Dentro desse contexto, é preciso redobrar os cuidados ao pilotar veículos ciclomotores e evitar bebidas alcóolicas caso for dirigir. “Mínimas doses já afetam os reflexos que podem ser decisivos para evitar acidentes. Em doses mais altas pode provocar dificuldades para andar, visão borrada, fala arrastada, tempo de resposta retardado e danos à memória”, conclui.  

 




Serviço:  

Real Coluna & Nervos  

Real Hospital Português  

Endereço:  Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 - Paissandu, Recife - PE, 52010-075  

Rio Mar Trade Center  

Endereço: Av. República do Líbano, 256 - Pina, Recife - PE, 51110-160 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem