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Gestor de Delivery: conheça a profissão que surgiu com o boom do crescimento das entregas de comida por aplicativo

 A pandemia mudou completamente o cenário do mercado de alimentação fora do lar. Com os trabalhadores fora dos escritórios e dentro de casa e os clientes sem frequentar os restaurantes, a reinvenção veio por meio do alto investimento nas entregas. O delivery, como o sistema é conhecido, passou a ser a saída para que o faturamento se mantivesse.

Surgiram as dark kitchens – cozinhas compartilhadas ou exclusivas, que chegam a funcionar por 24 horas, ininterruptamente, e não têm atendimento ao cliente no local – e distribuem alimentos para um determinado raio operacional e os apps de entrega ficaram ainda mais especializados.

Com todo o crescimento (veja dados e estatísticas aqui: https://news.ifood.com.br/brasileiros-pedem-delivery-mais-por-prazer-do-que-por-conveniencia/), surgiu também a oportunidade de uma nova profissão: a de Gestor de Delivery.


O que faz um Gestor de Delivery

 Os gestores de delivery são aptos a cuidar de toda a estratégia de recebimento de vendas dos restaurantes que operam com delivery. Eles atuam especialmente com as métricas dos aplicativos de venda, utilizando os dados para implantar melhorias também em outros canais de venda, como o cardápio digital e as redes sociais.

Com base em tudo o que é vendido nos apps, o gestor desenvolve a estrutura do cardápio, determina quais produtos serão usados como “isca”, as palavras-chave que serão usadas, ordem em que os produtos serão colocados e o que trará maior visibilidade para cada loja, além de conseguir estabelecer a precificação mais adequada e criar os combos.

Para João Barcelos, diretor da Premiere Suporte e Consultoria, primeira empresa a oferecer a formação em Gestor de Delivery, a tendência é que a procurar por esses profissionais seja cada vez maior, tendo em vista que as vendas dentro dos aplicativos cresceram muito com a pandemia e que o número de lojas que surgem nas plataformas é crescente. Ele lembra que outro ponto a favor desses profissionais são os resultados apresentados, que fazem com que os donos de restaurantes percebam o quanto esse serviço pode agregar e aumentar o número de vendas. “As oportunidades para quem se forma no curso são muitas, porque diversos empreendedores montaram as lojas no susto, durante a pandemia, e agora não sabem o que fazer para melhorar. E eles passam tanto tempo dedicados à operação, que não têm tempo para essa otimização das vendas. Os Gestores de Delivery também podem cuidar de redes que têm múltiplas lojas e alavancar ainda mais as vendas de marcas que já são conhecidas”, afirma o especialista.


Profissionais contam suas experiências




  Giovanni Tiliaque dos Santos (foto) tem 25 anos de idade, mas já viveu algumas experiências profissionais. De auxiliar em uma fábrica de roupas no Brás, em São Paulo, a dono de dois restaurantes por delivery, que não tiveram muito sucesso, ele somou experiências que o fizeram entender um pouco do varejo. “Conheci o João Barcelos nas redes sociais e comecei a segui-lo. Fiz, então, o curso de Gestor de Delivery em 2020 e me aperfeiçoei, chegando até a trabalhar com o próprio Barcelos”, conta.

O jovem estuda tanto o setor que, atualmente, é referência no ramo, com serviços de mentoria e consultoria para restaurantes que vendem pelos apps de delivery. Para conseguir ajudar as lojas que atende, Giovanni ressalta que segue uma premissa básica: saber olhar para os restaurantes da mesma maneira que os clientes olham. É desta forma que ele encontra as “feridas que precisam ser curadas”. Com isso, já atendeu mais de 400 clientes desde que começou na profissão e, atualmente, atende em torno de 130 lojas.

Prova de que os serviços prestados por ele funcionam é que cerca de 80% das empresas que ele atende o conhecem por indicação. O restante, ele consegue por meio das redes sociais. “Eu vejo na profissão uma verdadeira mina de ouro, tanto para quem é atendido quanto para os gestores, porque ela dá resultados para os dois

lados. Eu consegui parar de ‘me matar’ em um trabalho que pagava um salário mínimo para conseguir conquistar minhas coisas, tirei minha esposa do emprego dela e hoje ela trabalha comigo e eu sei que também consigo fazer as pessoas faturarem mais. Então, é bom para todo mundo”, afirma.

Os valores cobrados por Giovanni – assim como para outros gestores – variam de acordo com o serviço solicitado pelo cliente. Se a necessidade for montar uma loja do zero para colocar no aplicativo isso custa R$ 500; Para prestar uma consultoria que dura entre 30 e 45 dias, o preço vai de R$ 800 a R$ 1 mil. Já a mentoria varia conforme sua duração, chegando a R$ 10 mil.




  Também bastante jovem, Luara Pereira Bizarro (foto), de 28 anos, formou-se Gestora de Delivey pela Premiere Consultoria, há cerca de um ano e, de lá para cá, atendeu quase 100 restaurantes. “Resolvi estudar a área porque abri uma hamburgueria artesanal com minha mãe, no quintal de nossa casa, e as vendas realizadas eram por delivery. O negócio ia bem e passamos a servir almoço. Com a chegada da pandemia, as coisas se complicaram, minha mãe abriu uma franquia de outro restaurante e resolvi fazer o curso, para ampliarmos as vendas por delivery. Foi aí que tudo mudou. Pessoas me pediam ajuda e eu vi que havia potencial de trabalho também ali. Hoje, concilio as atividades dos restaurantes com a da profissão de Gestora de Delivery, com dez a 15 análises de gestão por semana, sendo quatro delas convertidas em mentoria por mês”, comenta.

A profissional diz que, se ela tivesse aplicado o conhecimento que hoje tem nos próprios restaurantes, desde que os inaugurou, teria outro desempenho.

“Meus resultados já são muito bons, porque consegui aplicar no meu restaurante e ainda trabalhar para outras lojas. Hoje, tenho dois carros, comprei um apartamento que está em construção e tenho uma vida melhor. E é isso que eu quero levar para outras mulheres. Mostrar que assim como eu consegui, elas também podem e devem aparecer nessa nova profissão”, ressalta.


 O curso Gestor de Delivery da Premiere Suporte e Consultoria

João Barcelos tem ampla experiência em delivery e e-commerce. Ele detém, inclusive, o título de “Embaixador do iFood”, sendo o responsável pela plataforma de cursos e treinamentos da gigante do delivery.

Em seu canal do Youtube e no Instagram, há alguns anos ele dá dicas diárias sobre vendas por delivery e a Premiere Suporte e Consultoria é responsável por cursos, mentorias e consultorias de empresas de todos os portes, que ampliam suas vendas por delivery e e-commerce a partir dos serviços de consultores especializados na gestão da área.

João Barcelos já formou mais de 8 mil alunos em áreas ligadas ao delivery e ao e-commerce e o curso Gestor de Delivery surgiu a partir da prática necessária para que restaurantes tenham os melhores resultados nas vendas por apps de delivery.

No curso, é ensinado tudo o que diz respeito a alavancagem de vendas nos aplicativos de delivery, prospecção de clientes, construção de autoridade, influência e audiência. São passados, ainda, preceitos para se ter um posicionamento e mentalidade empreendedores, para saber lidar e se adaptar aos desafios do empreendedorismo.

Para participar, basta ter noções básicas de usabilidade de um computador e do celular. O curso costuma ser amplamente procurado por agências de marketing digital, principalmente aquelas que são focadas no nicho gastronômico; por social media que cuide de contas de restaurantes; por quem busca se especializar em serviços de alavancagens de vendas e pelos próprios donos de restaurantes. Mas a ideia é focar realmente em quem deseja se tornar um profissional da área.

Já são 160 alunos formados e as turmas estão abertas.


Sobre João Barcelos e a Premiere Suporte e Consultoria

 João Barcelos é especialista em estratégias de delivery e e-commerce. O profissional, que dirige a Premiere Suporte e Consultoria, ajuda empresas a venderem mais e melhor por plataformas e apps especializados em delivery, sejam eles terceirizados ou próprios. Também presta consultoria para potencializar a estratégia de e-commerce de varejistas de todos os portes.

É Embaixador do iFood e um fenômeno das redes sociais no tema delivery, sendo assistido por milhares de pessoas nos cursos que ministra pela plataforma iFood e seguido em seu canal do Youtube (Segredos do Delivery com João Barcelos) e do Instagram (@joaobarcelosoficial).

A Premiere Suporte Consultoria já atendeu mais de 13 mil alunos em cursos on-line e prestou mentoria a mais de 2 mil estabelecimentos.

Dentre seus clientes, encontram-se nomes como Subway, Mr. Cheney, The B-Burgers, Chiquinho Sorvetes, Sodiê Doces, Carol Coxinhas, Vivenda do Camarão, Pizza César, Pizzaria Graça di Napoli e Restaurante Dona Carmela.

A Premiere Suporte e Consultoria faturou R$ 2,4 milhões em 2022 e tem previsão de faturamento de R$ 3 milhões em 2023. Oferece serviços como: Curso para iniciantes no iFood, Análise de loja em apps (por vídeo); Gestão mensal de loja; Mentoria individual e Consultoria para redes de lojas e e-commerces.


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