Pular para o conteúdo principal

Miguel de Cervantes – 407 anos da morte de um gênio. Por Marciano Medeiros

 



Durante a minha adolescência, ocorrida no outro milênio, ouvi falar de um livro clássico escrito por um autor espanhol, chamado Miguel de Cervantes, sobre a vida de um imaginário cavaleiro andante, denominado Dom Quixote de La Mancha. O primeiro contato que tive com o romance foi uma adaptação feita por Monteiro Lobato, que fez uma releitura para crianças, da referida obra. 

Aquilo me fascinou, ao notar o idealismo do fidalgo que a si mesmo apelidou de Quixote, para começar a buscar grandes aventuras, procurando corrigir as injustiças do mundo. Deixa a parentela e sai no seu cavalo Rocinante, pelas plagas da velha Espanha de El Cid, em procura de proteger as pessoas oprimidas ou desventuradas. 

Eu ria muito ao saber do amor do fidalgo, magro e enxuto de carnes, que aos cinquenta anos de idade, fora tomado pelo amor obsessivo por livros de cavalaria. Foi uma paixão tão avassaladora, que chegou a vender pedaços da terra de sua propriedade, para comprar as novidades do tema, aumentando, portanto, a sua já opulenta biblioteca. Me lembro que ri sozinho por semanas com as trapalhadas do herói, quando chegou numa estalagem e se dirigiu a duas prostitutas, como se elas fossem representantes de uma alta aristocracia. As moças ficaram perdidas em sua retórica empolada e passaram zombar do visitante, que ficou visivelmente irritado. 

Depois dessas reflexões pude conhecer Ariano Suassuna, assistindo duas brilhantes palestras dele em Natal e o grande mestre paraibano, sempre que surgia o contexto, falava na obra imortal de um autor espanhol que ao morar por dois anos em Lisboa, tomou-se de amor pela musicalidade da língua portuguesa, me refiro a Miguel de Cervantes Saavedra. 

Hoje aos 22 de abril de 2023, o mundo comemora 407 anos do aniversário de sua morte física, ocorrida em Madri, no distante ano de1616. Reativei o meu interesse por este gênio da literatura universal e finalmente consegui comprar o livro completo, com dos dois volumes, numa edição especial da Editora Martin Claret, prefaciada pela professora Célia Navarro Fores, que trabalha na Universidade de Aracaju.  

A partir de agora vou me deliciar no universo de Cervantes e completar a leitura do calhamaço de mais de mil páginas, o que pretendo concluir em poucas semanas. Simultaneamente também estou procurando vídeos e documentários sobre a jornada de Cervantes, vivida nesse mundo velho repleto de ilusões e de falsidades. Talvez o sucesso atemporal do personagem Dom Quixote, seja originário das lutas vividas por este herói, da literatura espanhola. O meu reconhecimento singelo a um homem que sem maiores pretensões, através de sua vasta produção, fez simplesmente o idioma de sua pátria, ficar conhecido com “a língua de Cervantes”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...