Pular para o conteúdo principal

O garoto e a pintura - por Jénerson Alves

 


Era domingo. Como de costume, Tiago ia para a casa da avó. Quando se tem sete anos de idade, a casa da vó pode ser um paraíso. Doces, mimos, afagos. Uma coisa mais chamava a atenção do menino: havia uma réplica do mais famoso quadro de Da Vinci, A Última Ceia, fixada na parede da sala. O menino passava horas analisando a obra. Observava cada detalhe. Seus olhos infantis eram minuciosos. Cores, traços, luzes.


Tiago não sabia das teorias sobre símbolos ocultos presentes na tela. Ele não sabia dos anacronismos na pintura, como o formato da mesa, que não coincide com o que era utilizado no mundo judaico do primeiro século. Aliás, o garoto sequer sabia o nome dos apóstolos ou mesmo que a pintura reproduzia um trecho dos Evangelhos. Seus pais não o levavam a nenhum templo. Ele não conhecia Escola Bíblica, tampouco Catecismo. Só conhecia aquele quadro, que poderia se confundir com qualquer outro ornamento da casa.


Por incomum que pareça, ele gostava de fitar os pães sobre a mesa. É claro que a criança não sabia do episódio em que o Senhor dissera: “Non in solo pane vivit homo, sed in omni verbo, quod procedit de ore Dei”. Muito menos da revelação de Quem declarou: “Ego sum panis vitae”. Tampouco sabia que Aquele que seria crucificado, quando da última ceia, pegou o pão e falou: “Hoc est corpus meum”.


Mesmo sem saber, o garoto sentia. Não era um homem qualquer em uma pintura qualquer. Ali havia um Símbolo, um elemento do Alto lançado na terra, uma faísca que ilumina a caverna. O Pão que sacia a fome de amor. Uma mensagem que só quem tem olhos de criança consegue entender.


Texto: Jénerson Alves

Imagem: A Última Ceia, de Leonardo Da Vinci


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...