Pular para o conteúdo principal

Professora de Biomedicina da Wyden fala da temporada de gripes




 

Com a pandemia do Covid-19, a sazonalidade do vírus sincicial respiratório (VSR) foi alterada. Antes conhecido como o “vilão” da temporada outono/inverno, ele agora esteve presente em 30% dos casos de doenças respiratórias registradas no Brasil nos primeiros três meses de 2023, causando mais infecções que o vírus da gripe. A coordenadora de Biomedicina da Wyden, Mariana Figueiredo, alerta sobre as consequências mais graves do VSR. “O vírus é um dos principais causadores da bronquiolite, sendo altamente transmissível. É perigoso principalmente para crianças, idosos e pessoas com imunidade comprometida ou que possuem doenças cardíacas e pulmonares pré-existentes".


De acordo com a biomédica, os principais sintomas das infecções causadas pelo vírus assemelham-se com os da Influenza: febre alta, tosse, coriza, cansaço e fadiga. O sintoma que merece atenção especial é a dificuldade respiratória. “Os cuidados vêm da prevenção, como fizemos durante a pandemia do Coronavírus: o uso de máscara é recomendado em ambientes com aglomeração, principalmente se estiver com sintomas respiratórios ou quem vive com alguém que faz parte do grupo de risco”, explica Mariana Figueiredo. 


Segundo a coordenadora é importante evitar que as crianças menores de 2 anos e idosos entrem em contato com pessoas doentes, e se sintomáticos, evitar que os mais novos sejam mandados para as escolas ou creches. “As medidas preventivas são aquelas que aprendemos na pandemia da Covid-19: lavar as mãos frequentemente, evitar o toque em objetos contaminados, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar. Proteções comuns que normalmente temos com os vírus respiratórios. Não há vacina disponível ainda para esse vírus, então o melhor é prevenir para evitar mais casos e agravamento nos mais suscetíveis”, finaliza Mariana Figueiredo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...