Pular para o conteúdo principal

A inimizade de Satanás contra Cristo - por Guilherme Filho

 


"Houve peleja no Céu, Miguel e os Seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no Céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a Terra, e, com ele, os seus anjos. Então, ouvi grande voz do Céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida"

(Apocalipse 12:7-9).


É verdade que esse texto se refere ao que ocorreu depois de surgir o pecado no coração de Lúcifer, lá no passado, antes de Deus criar o homem. Mas só em sentido secundário. O texto está se referindo em primeiro lugar à vitória alcançada por Yeshua (Jesus) no madeiro. Essa é uma visão simbólica e aqui é retratada uma batalha espiritual entre seres espirituais: Miguel (Yeshua/Jesus) versus o dragão. As forças do mal foram vencidas. Falando dessa vitória o texto diz: "Agora chegou a salvação". Yeshua (Jesus) morrera como vitorioso e o que fora promessa, tornou-se realidade. O acusador dos irmãos foi expulso. Esses irmãos são aqueles que o venceram pelo sangue do Cordeiro. Eles haviam sido acusados dia e noite por Satanás, conforme Zacarias 3:1.


Encontramos aqui uma animadora mensagem para nós. Sempre que Satanás combateu contra Yeshua (Jesus) sofreu amarga derrota. Isso ocorreu no Céu, no deserto da tentação e também no madeiro do Calvário. Ao verter Seu sangue por nós, Yeshua (Jesus) pagou o preço da nossa salvação e agora, hoje mesmo, ela nos pertence. E quando esse inimigo se insurge contra nós, podemos contar com a presença e o poder de Yeshua (Jesus) em nossa vida, derrotando-o tantas vezes quantas forem necessárias. Lembremo-nos de Suas últimas palavras, quando ascendeu ao Céu: "E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século" (Mateus 28:20).




Guilherme Filho é professor, psicanalista clínico e teólogo. Articulista, escritor e crítico literário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...