Pular para o conteúdo principal

O ‘Gospel’ no São João de Caruaru: muito além de eventos - por Jénerson Alves

 

Entre os 65 dias de festa no São João de Caruaru, duas datas ganham atenção especial por uma grande parcela da população: as chamadas ‘Noite Gospel’ e ‘Noite Católica’, que, neste ano, ocorreram em 08 e 15 de junho, respectivamente. Em ambas as ocasiões, o Pátio de Eventos tornou-se cenário de multidões de fiéis, que foram até o local para prestar louvores a Deus. Os dois eventos contaram com as presenças de nomes conhecidos nacionalmente. A programação evangélica teve cantores como Anderson Freire e Aline Barros; já os católicos receberam Frei Gilson e o padre João Carlos.


Olhando em perspectiva, pode-se afirmar que esses momentos são emblemas do atual momento da fé cristã na Capital do Agreste. Afinal, levar a expressão da fé para o espaço público do Pátio de Eventos ocorreu através de atos de coragem. No ambiente católico, o então bispo Dom Bernardino Marchió, com visão ampla, logrou esse espaço por volta de 2005; já no meio evangélico o primeiro evento no Pátio em plenos festejos juninos chamava-se Chama Viva e foi organizado por Jaelcio Tenório em 2011. Quando iniciaram, essas movimentações foram alvos de críticas por parte de diversos setores, religiosos e seculares.


Contudo, pela ótica cristã, os seres humanos não são os únicos agentes dos acontecimentos, de modo que todos sofremos influência do mundo espiritual. “A História é o palco das grandes intervenções de Deus, por meio do qual Ele manifesta sua graça ou seu juízo”, sintetiza o pastor presbiteriano Hernandes Dias Lopes. Em meio ao atual contexto mundial, em que a secularização, o materialismo e o neopaganismo batem à porta com veemência, os eventos retratados em Caruaru representam que a Palavra de Deus ainda aquece o coração de milhares de pessoas na cidade. Porém, a essência cristã está muito além dos eventos e se consolida na vida diária, “na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At 2:42b).


Nosso desejo e nossa petição é que o número de cristãos, católicos e evangélicos, seja diretamente proporcional à sua qualidade, de modo que os frutos da fé sejam nítidos cotidianamente. Para tanto, lembro-me da observação do Papa Bento XVI: “Assim é a própria vida cristã: tecida de esperanças e perigos. O próprio cristão, como homem de esperança e como homem capaz de vencer os obstáculos, precisa ir ao encontro dos neopagãos, pois realmente o caminho da salvação, aceito ou não, é um só: Jesus Cristo, o Senhor”.


Fazendo upload: 605875 de 11543940 bytes.

Jénerson Alves é professor, poeta, jornalista e cristão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem