Não vou falar dos tempos áureos, nem a decadência da antiga Usina Catende. nem do jornal "Correio de Catende" que circulou até 1958, do século passado, sobre isso quem quiser saber a história econômica e cultural de Catende, leiam os livros Memória Histórica de Catende, 2ª edição, do escritor Eduardo Menezes e CATENDE cara província de Murilo Crêspo.
Um lugar deve se desenvolver usando suas riquezas naturais, no caso do nosso município temos água em abundância no solo e subsolo, que se perde aleatoriamente na zona rural. Meus amigos do agreste e do sertão sempre perguntaram por que um lugar com tanta água e seu povo passando necessidades, eu respondia a eles, porque se prática uma agricultura medieval no campo, que ainda usam um método de "coivarar" a terra, ou seja, toca fogo no roçado e as cinzas são usadas como adubo. Não tem um pé de coentro irrigado, poderia usar a água, na plantação de hortaliças hidropônicas, criação de alevinos de tilápia e carpas, em tanque rede, são peixes de fácil manejo e tem mercado mundial, instalação de pequenas granjas com a criação de galinhas e a produção de ovos.
Temos 12 fontes de água mineral e não temos uma indústria de envasamento de água, que poderia ser água mineral Serra da Prata, do cajá ou qualquer nome de fantasia. Querem impor agropecuária com a criação de gado, como vamos ter uma criação de gado extensiva para corte e leiteiro, com uma geografia do terreno acidentado e o clima não ajuda, nossos ancestrais já sabiam disso, por isso optaram pela plantação de cana de açúcar por mais de 500 anos.
Hoje o comércio de Catende gira a economia, as agências bancárias são quase regionais, atendendo os municípios de Belém de Maria, Jaqueira, Maraial, São Benedito do Sul e Quipapá.
Quem vem do Sertão e do Agreste para as praias do litoral sul cruza a zona urbana de nosso município pela PE-120. O governo federal e estadual precisa ter um programa de investimento permanente para a Zona da Mata Sul, que já foi a região mais rica de nosso estado e hoje é a mais pobre do ponto de vista econômico.
![]() Zeca Ribeiro, técnico em Saneamento Ambiental | ||
Comentários
Postar um comentário