Pular para o conteúdo principal

São João de todos os tempos, São João como antigamente - por Oscar Mariano

 


Passados os festejos juninos, vale uma avaliação de como foi o Maior e Melhor São João do Mundo, na “Princesinha do Agreste”. Mas antes, gostaria de narrar algumas peculiaridades que acho engraçado e que todo ano, sempre existem as mesmas discursões em torno do São João: “tu gostou das atrações?”, “faltou o cantor A ou B”, “poxa, mas esse cantor não canta forró...” kkkkkk


Sou do tempo que nem o Pátio de Eventos existia em Caruaru, as ruas eram enfeitadas com bandeiras, palhoças e muita diversão. Naquela época, a Rua Três de Maio era o pátio de eventos, e posso garantir a vocês, era muito massa... Lembro-me do Trem do Forró, que chegava na Estação Ferroviária, onde todos eram recebidos com salvas de tiros pelos batalhões de bacamarteiros, e a poeira subia ao som dos trios pé-de-serra. Saudade também das drilhas, que animavam os forrozeiros descendo a Agamenon Magalhães e terminavam dentro do Pátio do Forró, era animado demais. 


Impossível negar que os tempos de outrora dão saudades, até porque acredito que as famílias ficavam mais reunidas em torno das fogueiras; fato que ainda hoje acontece, mas que vem perdendo a cada ano mais essa tradição. Tradição, que foi uma palavra muito escutada nos festejos deste ano, principalmente quando o assunto era uma atração que não tocava forró, e se apresentava no Pátio. Mas se pararmos para fazermos uma análise, de certa forma, nós estamos ajudando a acabar com essa tradição tão falada, quando deixamos de estar em nossas casas, reunidos com nossos familiares, perto da fogueira, para estarmos no Pátio ou numa casa de show. Fala-se tanto em tradição, mas na maioria das vezes, valorizamos mais uma cantora de tik-tok do que valorizamos o som da zabumba, triângulo e sanfona. Desculpem-me pela sinceridade, mas isso é HIPOCRISIA!


Em relação ao São João-2023 como um todo, acredito que foi um dos melhores que já presenciei em nossa amada Caruaru. Um evento muito organizado, no qual existem alguns detalhes a serem melhorados, mas que não tiram o grande sucesso da festa. Quando me refiro em pontos a serem melhorados, são casos pontuais, como por exemplo: no Pátio de Eventos, o palco 360°, deve ser repensado. A ideia foi muito boa, pois esse espaço foi criado para valorizar o cantor local, que tem uma oportunidade de mostrar seu talento. Mas, no local onde foi montado, tirou a visão do palco principal de grande parte dos forrozeiros que estavam em vários ângulos dentro do Pátio do Forró. Outro problema que percebi foi a questão dos banheiros químicos, dos quais muitas pessoas reclamaram, dizendo que a quantidade oferecida foi pequena, bem como o local onde eles ficaram.

ALTO DO MOURA: O novo local ficou muito melhor do que onde era, mas o grande gargalo foi o acesso ao polo de animação. Mesmo com novos acessos criados, a divulgação foi pouca e a sinalização foi insuficiente.


Mas o que importa, é que todos os polos de animação estavam lotados (Azulão, Luiz Gonzaga, Juarez Santiago, Alto do Moura, Rildo Hora, Coreto, Camarão. Sem esquecer da Casa Rosa), o comércio da cidade em alta, o nome de Caruaru em evidência novamente nos principais meios de comunicação do país, tudo isso concretiza que fazemos o Melhor e Maior São João do Mundo. A descentralização do São João foi um grande acerto da gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro, pois levou animação para os quatro cantos da cidade e valorizou muito as tradições juninas. E essa descentralização nos remeteu ao São João de todos os tempos, São João como antigamente.


Viva Santo Antônio, São João e São Pedro... Que venham os festejos de 2024!


Oscar Mariano - Caruaruense e forrozeiro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".