Pular para o conteúdo principal

11 de setembro - por Zeca Ribeiro

 


Uma data cívica para se comemorar com festividades e alegria pelo povo Catendense. 

Tudo começou em 11 de Setembro de 1928 com nossa emancipação política, há 95 anos, o crescimento, a prosperidade econômica, social e cultural, perdurou até os anos 70, do século passado, sob o comando da Usina Catende, pela família Costa Azevedo. 

Atualmente, nosso município está no rol, dos municípios paupérrimo de Pernambuco, com a maioria das família vivendo de mendicância pública, com os programas de transferência de renda, dos governos estadual e Federal. Falar em industrializar Catende, hoje, é uma miragem lunática. 

O dia 11, além de ser um dia festivo, é também um dia para repensar nosso desenvolvimento econômico que passa pela exploração dos nossos recursos naturais, água em abundância no solo e subsolo, que de se perde aleatoriamente na zona rural do município. 

Um lugar só pode ter desenvolvimento econômico, explorando duas riquezas naturais. Nossos agricultores, ainda usam o método de "Acoivarar" a terra e usa as cinzas como adubo, isso era usada na agricultura primitiva. Poderíamos ampliar a agricultura familiar com orientação técnica e creditícia. 

Conjuntamente, com os governos estadual e federal, incentivar a construção de pequenas granjas na criação de aves e produção de ovos, plantação de hortaliças hidropônica, usando a água disponível, criação de alevinos de tilápias e carpas, peixes de fácil manejo. Construção de uma indústria de envasamento de água mineral, um empreendimento viável e com demanda para isso, plantações de leguminosa em larga escala: inhame, batata doce, macaxeira, fruteiras, graviola, goiaba, acerola, manga, coco verde, abacate, jaca, bananas, laranja e todo tipo de frutas. 

O mundo ainda tem três riquezas, ouro, petróleo e água potável. E uma dessas riquezas nosso município tem, a água.




Zeca Ribeiro

Setembro/2023

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".