Pular para o conteúdo principal

11 de setembro - por Zeca Ribeiro

 


Uma data cívica para se comemorar com festividades e alegria pelo povo Catendense. 

Tudo começou em 11 de Setembro de 1928 com nossa emancipação política, há 95 anos, o crescimento, a prosperidade econômica, social e cultural, perdurou até os anos 70, do século passado, sob o comando da Usina Catende, pela família Costa Azevedo. 

Atualmente, nosso município está no rol, dos municípios paupérrimo de Pernambuco, com a maioria das família vivendo de mendicância pública, com os programas de transferência de renda, dos governos estadual e Federal. Falar em industrializar Catende, hoje, é uma miragem lunática. 

O dia 11, além de ser um dia festivo, é também um dia para repensar nosso desenvolvimento econômico que passa pela exploração dos nossos recursos naturais, água em abundância no solo e subsolo, que de se perde aleatoriamente na zona rural do município. 

Um lugar só pode ter desenvolvimento econômico, explorando duas riquezas naturais. Nossos agricultores, ainda usam o método de "Acoivarar" a terra e usa as cinzas como adubo, isso era usada na agricultura primitiva. Poderíamos ampliar a agricultura familiar com orientação técnica e creditícia. 

Conjuntamente, com os governos estadual e federal, incentivar a construção de pequenas granjas na criação de aves e produção de ovos, plantação de hortaliças hidropônica, usando a água disponível, criação de alevinos de tilápias e carpas, peixes de fácil manejo. Construção de uma indústria de envasamento de água mineral, um empreendimento viável e com demanda para isso, plantações de leguminosa em larga escala: inhame, batata doce, macaxeira, fruteiras, graviola, goiaba, acerola, manga, coco verde, abacate, jaca, bananas, laranja e todo tipo de frutas. 

O mundo ainda tem três riquezas, ouro, petróleo e água potável. E uma dessas riquezas nosso município tem, a água.




Zeca Ribeiro

Setembro/2023

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...