Pular para o conteúdo principal

Halloween X Reforma Protestante - por Marcelo Lieuthier

 O dia 31 de outubro se aproxima e nos encontramos diante de duas celebrações distintas: o halloween e a Reforma Protestante. Este é um período em que o comércio e a empolgação em torno do halloween têm um marketing mais atrativo, apagando a importância da Reforma Protestante, que no Brasil, desde 2016, é oficialmente celebrado como o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho.

Este período pode ser um desafio para muitos pais, especialmente quando os filhos são convidados para participar de festividades escolares relacionadas ao halloween. Embora essas festas nas escolas geralmente não envolvam práticas de feitiçaria ou rituais macabros, mas, propõe que são coisas inofensivas e banais, pois não existe nada de errado. Como pais cristãos, temos a responsabilidade de ensinar aos nossos filhos os verdadeiros valores com base na Palavra de Deus.

Proponho uma conversa entre pais e filhos, esclarecendo sobre o porquê NÃO devemos festejar o halloween, mas CELEBRAR a Reforma Protestante:

1. A festa do halloween tem o objetivo de celebrar a morte e a feitiçaria!

a. Lucas 20:38 traz o ensino que “Deus não é o Deus dos mortos e sim dos vivos”

b. Em Mateus 28:6 temos a declaração de que “Jesus ressuscitou”

c. Apocalipse 1:18 diz que Jesus tem autoridade sobre a morte.

d. Gálatas 5:19-21; Miquéias 5:12, a feitiçaria ou qualquer outro ramo

relacionado a tais experiências são repudiadas por Deus.


2. É uma festa que incentiva as crianças a fazerem travessuras! “Doces ou travessuras?”

a. Travessuras é associado a rebeldia, um tema que a Bíblia condena. Como pais, devemos fazer nossos filhos refletirem que travessuras é pecado, uma atitude que não agrada a Deus e nos afasta de sua preciosa presença, conforme Romanos 3:23.


3. A Reforma Protestante é muito mais importante porque tem o objetivo de resgatar as convicções e ênfases do Evangelho da Graça de Deus como:

a. O foco na Palavra de Deus “Escritura” — II Timóteo 3:16-17

b. A centralidade de Cristo — Atos 4:12

c. A salvação vista como graça “favor imerecido” de Deus, a ser recebida por meio da fé — Efésios 2:8-9; Hebreus 11:6

d. Celebrar a exclusiva Glória de Deus — Mateus 4:10; Isaías 42:8; I Coríntios 10:31


Nem tudo o que é permissivo é bom para nós como Templo do Espírito Santo! O Senhor se importa profundamente com cada um de nós, incluindo nossas crianças, desejando que nos apresentemos como “sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” (Romanos 12:1-2).

Soli Deo Gloria




Pr. Marcelo Lieuthier

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem