Pular para o conteúdo principal

Halloween X Reforma Protestante - por Marcelo Lieuthier

 O dia 31 de outubro se aproxima e nos encontramos diante de duas celebrações distintas: o halloween e a Reforma Protestante. Este é um período em que o comércio e a empolgação em torno do halloween têm um marketing mais atrativo, apagando a importância da Reforma Protestante, que no Brasil, desde 2016, é oficialmente celebrado como o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho.

Este período pode ser um desafio para muitos pais, especialmente quando os filhos são convidados para participar de festividades escolares relacionadas ao halloween. Embora essas festas nas escolas geralmente não envolvam práticas de feitiçaria ou rituais macabros, mas, propõe que são coisas inofensivas e banais, pois não existe nada de errado. Como pais cristãos, temos a responsabilidade de ensinar aos nossos filhos os verdadeiros valores com base na Palavra de Deus.

Proponho uma conversa entre pais e filhos, esclarecendo sobre o porquê NÃO devemos festejar o halloween, mas CELEBRAR a Reforma Protestante:

1. A festa do halloween tem o objetivo de celebrar a morte e a feitiçaria!

a. Lucas 20:38 traz o ensino que “Deus não é o Deus dos mortos e sim dos vivos”

b. Em Mateus 28:6 temos a declaração de que “Jesus ressuscitou”

c. Apocalipse 1:18 diz que Jesus tem autoridade sobre a morte.

d. Gálatas 5:19-21; Miquéias 5:12, a feitiçaria ou qualquer outro ramo

relacionado a tais experiências são repudiadas por Deus.


2. É uma festa que incentiva as crianças a fazerem travessuras! “Doces ou travessuras?”

a. Travessuras é associado a rebeldia, um tema que a Bíblia condena. Como pais, devemos fazer nossos filhos refletirem que travessuras é pecado, uma atitude que não agrada a Deus e nos afasta de sua preciosa presença, conforme Romanos 3:23.


3. A Reforma Protestante é muito mais importante porque tem o objetivo de resgatar as convicções e ênfases do Evangelho da Graça de Deus como:

a. O foco na Palavra de Deus “Escritura” — II Timóteo 3:16-17

b. A centralidade de Cristo — Atos 4:12

c. A salvação vista como graça “favor imerecido” de Deus, a ser recebida por meio da fé — Efésios 2:8-9; Hebreus 11:6

d. Celebrar a exclusiva Glória de Deus — Mateus 4:10; Isaías 42:8; I Coríntios 10:31


Nem tudo o que é permissivo é bom para nós como Templo do Espírito Santo! O Senhor se importa profundamente com cada um de nós, incluindo nossas crianças, desejando que nos apresentemos como “sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” (Romanos 12:1-2).

Soli Deo Gloria




Pr. Marcelo Lieuthier

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...