Pular para o conteúdo principal

O surgimento dos jornais e a sua massificação a partir do século XIX - por Emanoel Correia

 


Os jornais já foram até o início do século XXI o maior meio de comunicação e informação, porém com o advento da informática (redes sociais e plataformas de notícias) perdeu o seu espaço, são poucos os que ainda imprimem o seu tabloide diariamente. Hoje a sua maneira de chegar a população é de forma ON LINE.

Mas antes de falarmos dos jornais no Brasil, vamos primeiro fazer uma volta no passado, para sabermos de onde surgiu essa ideia. Existem dois relatos sobre o seu surgimento, o primeiro data do século 100-44 a.C. com o imperador romano Júlio Cézar que criou a “ACTA DIURNA”, para divulgar as suas conquistas militares, porém essas informações eram escritas em tábuas e fixadas nos muros dos principais corredores do seu império. O segundo seria na China, pois no final da dinastia Han, circulava o “TIPAO”. Mas é entre os séculos 713-714 d.C. que aparece o “KAIYUAN ZA BAO”, que era totalmente escrito a mão em um pedaço de seda.

Porém os jornais só vão ter a sua popularização a partir de 1430 com a invenção da prensa por Johann Gutemberg, que facilitou a sua produção em grande escala.

O primeiro jornal brasileiro surge em 10 de setembro de 1808, chamado de “GAZETADO DO RIO DE JANEIRO”, o segundo foi o “CORREIO BRAZILIENSE”, fundado por Hipólito José da Costa em 01 de junho de 1808, como era produzido em Londres, só chegou ao Brasil em outubro de 1808.

Mas você sabia que a imprensa já sofria censura prévia nessa época? Pois é! Existia uma comissão no Brasil império que não permitia temas, como — Contra a religião; governo e bons costumes. Mas é a partir da Constituição de 1824, que a imprensa passa a ter total liberdade, gozando desse privilégio até o golpe militar de 1964, quando o fantasma da censura volta a atormentar a imprensa brasileira através do AI-5/1968. Com a redemocratização do país em 1988 e eleições diretas em 1989, a censura cai de vez.

Hoje temos uma imprensa livre, que infelizmente não cumpre o seu verdadeiro papel de informar fidedignamente os fatos, salvo algumas exceções, pois nos deparamos com um jornalismo venal, desprovido de compromisso com a população, a favor de grupos privados e contra os interesses do país. O jornal não tem que dá opinião e sim informação corretas e imparciais.

Texto: Emanoel Correia (emaco/agosto2023)

Fotos: INTERNET

ONG PRESERVAR PERNAMBUCO: DEFENDER A HISTÓRIA E PRESERVAR A MEMÓRIA.

GRUPO BORA PRESERVAR: A CADA CAMINHADA UM ENCONTRO COM O PASSADO, A CADA PASSO, A CERTEZA DE PRESERVAR PAR O FUTURO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem