Pular para o conteúdo principal

O surgimento dos jornais e a sua massificação a partir do século XIX - por Emanoel Correia

 


Os jornais já foram até o início do século XXI o maior meio de comunicação e informação, porém com o advento da informática (redes sociais e plataformas de notícias) perdeu o seu espaço, são poucos os que ainda imprimem o seu tabloide diariamente. Hoje a sua maneira de chegar a população é de forma ON LINE.

Mas antes de falarmos dos jornais no Brasil, vamos primeiro fazer uma volta no passado, para sabermos de onde surgiu essa ideia. Existem dois relatos sobre o seu surgimento, o primeiro data do século 100-44 a.C. com o imperador romano Júlio Cézar que criou a “ACTA DIURNA”, para divulgar as suas conquistas militares, porém essas informações eram escritas em tábuas e fixadas nos muros dos principais corredores do seu império. O segundo seria na China, pois no final da dinastia Han, circulava o “TIPAO”. Mas é entre os séculos 713-714 d.C. que aparece o “KAIYUAN ZA BAO”, que era totalmente escrito a mão em um pedaço de seda.

Porém os jornais só vão ter a sua popularização a partir de 1430 com a invenção da prensa por Johann Gutemberg, que facilitou a sua produção em grande escala.

O primeiro jornal brasileiro surge em 10 de setembro de 1808, chamado de “GAZETADO DO RIO DE JANEIRO”, o segundo foi o “CORREIO BRAZILIENSE”, fundado por Hipólito José da Costa em 01 de junho de 1808, como era produzido em Londres, só chegou ao Brasil em outubro de 1808.

Mas você sabia que a imprensa já sofria censura prévia nessa época? Pois é! Existia uma comissão no Brasil império que não permitia temas, como — Contra a religião; governo e bons costumes. Mas é a partir da Constituição de 1824, que a imprensa passa a ter total liberdade, gozando desse privilégio até o golpe militar de 1964, quando o fantasma da censura volta a atormentar a imprensa brasileira através do AI-5/1968. Com a redemocratização do país em 1988 e eleições diretas em 1989, a censura cai de vez.

Hoje temos uma imprensa livre, que infelizmente não cumpre o seu verdadeiro papel de informar fidedignamente os fatos, salvo algumas exceções, pois nos deparamos com um jornalismo venal, desprovido de compromisso com a população, a favor de grupos privados e contra os interesses do país. O jornal não tem que dá opinião e sim informação corretas e imparciais.

Texto: Emanoel Correia (emaco/agosto2023)

Fotos: INTERNET

ONG PRESERVAR PERNAMBUCO: DEFENDER A HISTÓRIA E PRESERVAR A MEMÓRIA.

GRUPO BORA PRESERVAR: A CADA CAMINHADA UM ENCONTRO COM O PASSADO, A CADA PASSO, A CERTEZA DE PRESERVAR PAR O FUTURO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...