Pular para o conteúdo principal

Os clubes de Catende - por Zeca Ribeiro

 O catendense é um povo festivo, festeiro dançante e acolhedor. Ambos os clubes (Catende Clube e Clube Leão XIII) foram construídos pelo industrial e mecenas Costa Azevedo, na década de 40 do século passado, nos tempos áureos de progresso e prosperidade econômica de nosso município.


Em 1949, o Catende Clube passou a ser chamado "Aeroclube de Catende", depois,a ser chamado "Catende clube". Eram realizados animados e concorridos bailes no "Réveillon", carnavais com muita serpentina e lança perfume, as festas juninas disputadíssimas.

O Centro Operário de Cultura Leão XIII, além da sede para festas e bailes memoráveis, tinha um time de futebol, que naquela época já era filiado à Federação Pernambucana de Futebol. Grandes grupos musicais e bandas se apresentaram em nosso município até a década de 80 do século passado, Ogirio Cavalcante, Embalo Z, Orquestra Super O'ara, Renato e seus Bluecaps,The Fevers, Os Incríveis,Os Babinos de Robertinho do Recife, Aquarius, Tuaregues, Os pholhas, Casa das máquinas, Os ideias, Os Fantamas, Os rebeldes, A banda de Camarão, a orquestra espanhola Cassino de Servilha, A banda L.S.D (Luz, Som e Dimensão) de Djavan, hoje um ícone da música popular brasileira.


Nas datas festivas os clubes lotavam, os bailes eram disputadíssimos, para alegria dos participantes.


Hoje o Clube Leão XIII está abandonado, deteriorado, um lugar que deu tanta alegria a nosso povo e faz parte de nossa história cultural. É dever constitucional dos entes federados, seja município, estado e união, a preservação do patrimônio cultural de seu povo. O poder público municipal ,por meio da secretaria de Cultura, poderia pedir o tombamento como patrimônio cultural de nosso município ambos os clubes, enviando ofícios a FUNDAPE e ao Conselho Estadual de Patrimônio e Cultura de Pernambuco, com sede em Recife. Defender a história é preservar a memória.




Zeca Ribeiro, pedagogo e técnico em Saneamento Ambiental 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem