Pular para o conteúdo principal

Escolas precisam agir, em caso de vazamento de fotos de alunos, trabalhadas dentro da inteligência artificial, sob risco de corresponsabilização


Nesta semana, o caso de estudantes entre 13 e 14 anos, de uma escola privada no Recife, que tiveram montagens de fotos nuas divulgadas nas redes sociais, chamou bastante atenção das pessoas. Pelo menos três estudantes são responsáveis pela produção das imagens que tirava a cabeça das estudantes e colava em corpos nus. 


Segundo o advogado especialista em direito educacional, Luiz Tôrres Neto, a escola precisa trabalhar na conscientização de estudantes e colaboradores quanto a utilização da imagem de outras pessoas, bem como o comportamento destes nas redes sociais, mas quando isso não é eficaz, outras medidas precisam ser tomadas. “Sendo identificados os responsáveis, medidas punitivas precisam ser adotadas. As punições vão desde advertências até a expulsão dos responsáveis”, disse. 


O aconselhável é que para que a expulsão seja concretizada, é necessário um processo interno, que dê ampla defesa aos investigados e caberá, de acordo com Luiz, a diretoria da instituição a decisão final. 


Ainda segundo o especialista, à escola não cabe uma responsabilização, exceto em alguns casos. “Se a instituição foi omissa nas medidas de conscientização ou nas medidas punitivas, pode haver uma responsabilização. A escola não pode colocar panos quentes na situação”, afirmou. 


Já em relação a punição dos autores, segundo Luiz, sendo menores eles serão responsabilizados dentro do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que pode aplicar medidas em desfavor da criança ou adolescente autor do ato infracional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem