Pular para o conteúdo principal

Hospital Regional Jesus Nazareno tem primeiro recém-nascido doador de órgãos

 



O ato de doar órgãos pode ser determinante para salvar outras vidas e a importância da família neste processo, em autorizar a doação, é essencial. A partir da sensibilidade da família doadora, o Hospital Regional Jesus Nazareno, em Caruaru, realizou a primeira captação de órgãos da história da unidade, nesta terça-feira (28). Também foi o primeiro caso de recém-nascido doador registrado em Pernambuco no ano de 2023.


O recém-nascido estava na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do hospital e foi diagnosticada a morte encefálica. Após os protocolos realizados, e em contato com a Organização de Procura de Órgãos (OPO), foram captados o fígado e os rins para doação. 


“Nós queremos agradecer o acolhimento dessa mãe, que mesmo diante do luto do seu filho, da perda, teve a sensibilidade e fez a doação, dando a oportunidade de ajudar outra criança para que ela fosse salva. Ressaltamos que o Jesus Nazareno é uma instituição parceira na doação de órgãos e trabalharemos a sensibilização da população para que mais vidas possam ser salvas a partir deste ato”, destacou o diretor-geral do HRJN, Dayvid Epifanio. 


“Na maioria das vezes, a doação de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço e quem decide é a família doadora. A Central de Transplantes agradece pelo ato de generosidade dessa família e a todas as outras que contribuem pela diferença na vida das pessoas que aguardam em lista de espera no estado”, reforçou Melissa Moura, coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco.


*DADOS DE PERNAMBUCO:* Em Pernambuco, no ano passado, foram realizados 1375 transplantes, entre órgãos sólidos e tecidos. Atualmente, o estado tem 2988 pessoas aguardando um órgão (dados de outubro). Pode ser doador qualquer pessoa que venha a morrer por morte encefálica e que sua família autorize a doação dos órgãos ou tecidos. Algumas poucas doenças, como alguns tipos de câncer e o HIV, impedem a doação. Para doar córneas, o doador pode ter tido morte com coração parado.


Foto: Divulgação/Ascom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem