Pular para o conteúdo principal

NATAL O Verbo Encarnado e Nascido da Virgem Maria nos concede a dignidade humana - por José Heleno

 


 Quando Deus nos criou à sua imagem e semelhança, quis então que nós pare cêssemos com Ele. Essa nossa semelhança com Ele passa pela vivência pautada no seu querer sagrado. O Natal Cristão nos traz exatamente esta lição da Essência divina contida na vida humana, e nós carregamos esse dom que recebemos do próprio Deus.

 No Natal Cristão, os corações se alvoraçam. Esses corações tão gulosos de felicidades. Ora, na festa de Natal, o mais importante só pode ser Jesus. Ao contrário, é o natal comercial, onde estão os banquetes e o escogitar presentes, surpresas, bugigangas, ninharia, ilusões. Não se recordam de Jesus. Sim. Enquanto uns arregalam_se, outros não tem comida, nem medicamentos, sem mesmo as mínimas atenções humanas. Não estranhemos, pois, o teatro quadro que deparamos num mundo de confusão, de ódios, opressões, guerras e ruínas, sobre o qual paira a espada ameaçadora da desconfiança e do medo.Sabemos que as raízes do egoísmo, do ódio e da cultura de morte. A desobediência produz dúvidas e manipulações. A mentira é a mãe das confusões; ela reproduz as divisões, opressões e perseguição. Todas essas más atitudes desfigurar e destroem a dignidade humana. Nessas realidades de controvérsias existências, muitas pessoas perdem as perspectivas vivenciamos porque se veem ameaçadas por esse tédio contínuo. O humano assumido carrega em si a boa vontade, a inteligência e a capacidade de se desenvolver, progredir no modo de ser e nos afazeres, em função do Bem Comum. É muito cuidarmos de nossa saúde do corpo e da alma, da inteligência e das emoções. A justiça social que perpassa pelos salários justos, a educação acadêmica e profissional. Os esforços humanos e aliados à fé, à esperança e à solidariedade geram o Bem maior. Os meios de Comunicação têm a obrigação de orientar, integrar e fazer crescer os interlocutores e ajustá-los nas responsabilidades humanas e cristãs. Pois, a santidade é o ápice da evolução humana. 

A Paz, que nasce da santidade na justiça e no amor, é um presente divino. Porque Natal é Paz, Natal é luz, Natal é alegria. É o nascimento do Menino Jesus.

Lembrem-se: O natal não é de papai Noel.

Repito. É o Nascimento do Menino Jesus. 




   José Heleno. 

 Psicanalista Clínico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...