Pular para o conteúdo principal

Relacionamento tóxico: por que estou em um?

 



Mesmo nos tempos atuais, com internet e facilidade no acesso às informações, as pessoas não estão isentas de sofrer desilusões amorosas ou serem enganadas em relacionamentos que pensam ser perfeitos e ideais.


 


Em algumas formas desses relacionamentos, o que mais gera problemas e traumas às vítimas é o tóxico. Para se perceber que uma relação está nessa seara, muitos sinais podem ser notados, porém, sempre por quem está do lado de fora da situação.


 


Das muitas possibilidades de sinais, casos de violência física, abuso verbal, abuso sexual, ciúme excessivo, privação de vida social, criação de dependência emocional e financeira, abuso patrimonial, entre outros, já deveriam ascender todas as chamadas “red flags” em quem sofre com isso ou quem está por perto e com chances de notar tudo de forma mais rápida. Entretanto, a vítima geralmente não consegue perceber todos esses problemas.


 


Nos dias de hoje, o mais comum de se ver e pensar é que os culpados são, unicamente, os homens. De fato, apesar de não haver um dado que exemplifique isso, a grande maioria dos casos é de homens causando todos os problemas citados em mulheres, podendo atingir níveis ainda maiores e mais absurdos dos que foram dados como exemplos. Entretanto, essa ideia, mesmo que geral, possui suas exceções. Existem poucos casos onde uma mulher pode ser a agressora, causando diversos problemas a seus parceiros.


 


Mesmo assim, além de causar traumas às vítimas, esses relacionamentos servem de reforço para os abusadores, onde percebem o que conseguem afligir ao parceiro e como podem manter seus comportamentos tóxicos.


 


Porém, é necessário ver que o relacionamento pode ser problemático, também, de forma inconsciente, sem a pessoa perceber ou ter intenção de ser dessa forma. Nos casos de ciúme excessivo, por exemplo, é possível identificar que houve um trauma anterior ao relacionamento, que pode ser o verdadeiro causador dos comportamentos considerados tóxicos.


 


De acordo com o Dr. Jair Soares, psicólogo e presidente do IBFT - Instituto Brasileiro de Formação de Terapeutas, “algo que pode acontecer é a projeção de um trauma passado em relacionamentos futuros. Uma mulher que viveu sem muito contato com o pai, desejando seu afeto e atenção, pode colocar essa necessidade em um namorado. Isso pode ocasionar na exigência de contato direto, de tempo em excesso juntos, de prioridade na vida da pessoa. No fim, um ciúme ao extremo pode aparecer. E o mesmo pode ocorrer com um homem cujo relacionamento com a mãe foi igualmente falho”.


 


Em outras palavras, existem os relacionamentos tóxicos por culpa da personalidade e, também, transtornos psicológicos, e os que são culpa de traumas. Estes podem ser revertidos, contanto que a pessoa queira fazer um acompanhamento profissional para identificar a origem das características que causam os problemas na relação. Há também aqueles, entretanto, que não são vistos como casos reversíveis. São pessoas com personalidades narcisistas, por exemplo. Nesse caso, elas se aproveitam deliberadamente das fragilidades do parceiro, fomentando seu prazer próprio e prejudicando ainda mais a vítima.


 


Quando isso ocorre, deve-se observar os motivos que fizeram a vítima entrar nessa espiral de maus-tratos e humilhações que ocorrem nesse tipo de relacionamento. Nesses casos, os mesmos motivos que fazem uma pessoa ser tóxica, com ciúme excessivo, podem fazer o contrário, deixando a pessoa presa a alguém que aparenta suprir suas necessidades, mas, com o tempo, passam a explorar os sentimentos da vítima.


 


O Dr Jair Soares também ressalta a quantidade de pessoas, na sua maioria mulheres, que procuram os profissionais da Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG) para trabalhar os resquícios de uma relação abusiva. A TRG vem se mostrando uma excelente alternativa para aquelas pessoas que não conseguiram êxito com as terapias convencionais.


 


Como ele mesmo afirma, “as experiências passadas podem causar problemas a si ou a outros. Evitar que isso ocorra é o ideal, mas, mesmo que isso já tenha machucado alguém, buscar ajuda psicológica é a melhor saída. Traumas, infelizmente, fazem parte da vida e exigem amadurecimento e auto cuidado, e esse é o motivo principal de olhar para si próprio, para notar os problemas possíveis em um relacionamento”. Por isso, além de ir atrás de profissionais que podem ajudar, é importante se manter em contato com pessoas em quem se confia e prestar atenção a todos os detalhes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...